Curiosidades

8 DST’s que você pode ter e nem imaginava

0

Como anda seu sistema imunológico? Quando foi a última vez que você realizou exames marcadores de DST’s? Por mais que você acredite que não tenha se exposto, existem doenças que levam certo tempo pra serem detectadas ou para manisfestarem sintomas no organismo. Hoje a Fatos Desconhecidos vai te apresentar 9 ameaças ao sistema imunológico que podem demorar pra se manisfestar ou apresentarem sintomas de doenças comuns.

Quando se fala em DST’s, AIDS é a primeira coisa que vem à cabeça de muitos. Isso se deve ao estigma social criado em volta da doença pelo fato de ela ser auto imune e ainda não ser possível eliminar o vírus do corpo humano. Aqui na Fatos Desconhecidos você já viu uma série de verdades sobre a AIDS que não aparecem com frequência nas mídias. Agora vamos falar de vírus silenciosos e nocivos à saúde que você pode estar carregando sem saber.

Alguns nomes você pode ter ouvido, mas é claro que, no tocante às doenças do sistema imunológico, a população comum sempre está mais preocupada com AIDS e hepatites. Mas existem outras ameaças às defesas do organismo que são silenciosas e de diagnóstico demorado. Confira:

1- Donovanose

sinais-corpo-ginecologista-8

Donovanose é uma infecção causada por bactéria (Klebsiella granulomatis). Ela afeta a pele e mucosas na região genital, virilha e ânus. A bactéria causa úlceras e destrói a pele infectada. As causas estão relacionadas a falta de higiene. O local infectado fica ferido e pode se expandir e facilitar a infecção por outras bactérias. As feridas não causam dor, o que normalmente faz com que as pessoas demorem a procurar tratamento.

2- Clamídia

medico_urologista_20150128-637x358

Esse é um dos nomes que você pode já ter ouvido. A Clamídia é muito silenciosa, principalmente na fase inicial. Pode ocorrer tanto em homens quanto mulheres, mas para as mulheres as consequências são piores. Nos homens raramente acontecem danos mais graves e, como a doença demora a apresentar sintomas, o contágio acontece sem que as partes envolvidas imaginem. Para as mulheres a clamídia sem tratamento pode se espalhar para outros órgãos.

3- Herpes genital

higiene-intima

A herpes causada pelos vírus simplex 1 e 2 é tão comum que, pra se ter uma ideia, nos Estados Unidos 1 em cada 6 pessoas com idade entre 14 e 49 anos têm herpes. Como entre os sintomas está a dor ao urinar, muitos pensam se tratar “apenas” de uma infecção urinária.

4- Citomegalovírus

higiene_intima_masculina

Os sintomas iniciais do citomegalovírus são muito leves e não deixam ninguém alarmado. A situação na qual ele causa preocupação é quando o indivíduo infectado é uma gestante ou já tem o sistema imunológico comprometido. Nesses casos, o portador do vírus sente imensa fadiga, dores musculares, diarreia, convulsões, cegueira e pode ainda entrar em coma.

5- Molusco contagioso

ginecologista-online

É isso mesmo. Tem uma DST chamada molusco contagioso. Esse vírus provoca pequenas verrugas que são comumente confundidas com HPV. Seu contágio não acontece só por vias sexuais, podendo ocorrer inclusive através de toalhas ou roupas compartilhadas.

6- Parasitas intestinais

Consulta-Médica-Ginecológica-em-Copacabana

Além da candidíase intestinal, que pode se espalhar e virar uma candidíase sistêmica, existem parasitas na matéria fecal que são transmitidos através do sexo anal. Algumas pessoas podem abrigar os parasitas sem apresentar sintomas, mas seus parceiros podem desenvolver náuseas, dor abdominal, diarreia e vômitos. Como esses sintomas não são reconhecidos como sintomas de DST, muitos pensam estar com uma mera intoxicação alimentar.

7- Mononucleose

391463-aids

Mononucleose é uma doença altamente infecciosa e pode ser transmitida até pela saliva. Um indivíduo pode levar de 4 a 8 semanas ser diagnosticado com mononucleose. Os sintomas também não são comuns de doenças sexualmente transmissíveis. Incluem dor de garganta, febre, ínguas (inchaço dos gânglios do sistema linfático) e fadiga, podendo ser confundida com uma doença menos grave.

8- Tricomoníase

750x500-55dcbbbd91e7a

A tricomoníase é uma infecção na vagina ou trato genital masculino causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Trata-se de um tipo de parasita minúsculo transmitido durante o ato sexual. Nem todo mundo que tem o parasita desenvolve sintomas, mas ele tem a capacidade de se ligar a células e causar uma degradação celular. Na maioria das ocorrências em homens eles só descobrem depois que suas parceiras estão em tratamento.

Não queremos causar alarde, mas assistir à própria saúde é sempre importante. Logo, se tratando da iminência desses males, fazer um check up geral não é má ideia. Muitos problemas causados por essas bactérias e vírus são reversíveis se descobertos a tempo.

O que acontece se você passar sêmen na pele do rosto?

Artigo anterior

5 mistérios famosos que não foram resolvidos e tem respostas bem óbvias

Próximo artigo