Curiosidades

A pergunta de Elon Musk para detectar mentirosos em entrevistas de emprego

0

A maior parte das pessoas precisa de um trabalho para viver. E antes de conseguir a vaga as pessoas passam pela entrevista de emprego. É nela que o recrutador saberá mais sobre o candidato e analisará se ele tem ou não o perfil procurado pela empresa.

Geralmente, a entrevista é feita por uma pessoa do RH, mas os próprios donos da empresa também podem fazê-la, como por exemplo, Elon Musk, o bilionário conhecido por seus negócios, que tem objetivos bem futuristas para a humanidade, além de ter uma mente inovadora. Musk parece ter um talento para conseguir identificar os mentirosos ou os que exageram suas habilidades no momento da entrevista de emprego.

A maneira que Musk consegue descobrir isso é fazendo uma pergunta um tanto quanto incomum. No entanto, o próprio bilionário afirma que, acima de tudo, a decisão que ele toma é “em grande parte uma intuição” a respeito do candidato. Entretanto, mesmo sendo uma coisa intuitiva, também existe a pergunta elaborada de forma bem cuidadosa.

Pergunta

The Star

“Minhas perguntas de entrevista são sempre as mesmas”, disse Musk. E o questionamento decisivo para ele tomar a decisão de contratar ou não a pessoa é: “Conte-me sobre alguns dos problemas mais difíceis que você enfrentou e como os resolveu”.

Como dito, essa pergunta pode parecer simples, mas ao mesmo tempo ela é bastante complexa. Isso porque ao perguntar isso ao candidato, Musk não está somente querendo saber da vida da pessoa, mas também a respeito das habilidades de resolução de problemas que ela tem.

Por isso que as respostas dadas à pergunta podem ser bem reveladoras. Conforme Musk pontua, a maior parte das pessoas “não entrará em detalhes se estiverem usando a história de outra pessoa”. Ou seja, se elas estiverem mentindo ou exagerando determinado fato elas têm grandes chances de tropeçarem na história com relação aos detalhes. Isso faz com que seja nítido o contraste com as pessoas que realmente resolvem os problemas.

Procura de talentos

The business journal

“As pessoas que realmente resolveram o problema sabem exatamente como o resolveram”, explicou o bilionário. Até porque essas pessoas são capazes de se lembrarem dos mínimos detalhes, de todo processo, dos desafios e das descobertas que fizeram.

Fazer essa pergunta na entrevista de emprego não tem o objetivo único de saber quem está mentindo ou não. Ela é uma forma inteligente de conseguir avaliar a profundidade de uma experiência de alguém e sua capacidade de inovação. Isso porque muitas pessoas podem dar respostas superficiais, enquanto que talentos reais mostrarão uma compreensão intrincada e rica na resolução de problemas.

Entrevista de emprego

Grupo Integrado

Nem todo mundo é entrevistado por Elon Musk para um trabalho, mas existe uma pergunta que é feita para praticamente todo mundo em uma entrevista de trabalho: qual a pretensão salarial? Essa é uma pergunta temida por muitos, ainda mais aqui no nosso país onde o assunto é um tabu.

No momento de responder esse questionamento as pessoas sabem que falar um valor muito alto não será bem visto, mas falar um valor bem baixo também não é uma coisa boa de se fazer. Então, como responder à pergunta? A primeira coisa a ser entendida é o motivo de a pergunta estar na seleção de emprego. E ela não é uma pegadinha para os candidatos.

Normalmente, as empresas têm seu orçamento e por conta dele existe um limite de salário para contratar alguém. Por isso que a pergunta deixa todo o processo mais prático, já que ele pode conseguir cortar os candidato que querem receber mais do que a empresa pode pagar.

Além disso, saber a pretensão salarial de uma pessoa pode ajudar a entender qual é o tamanho da experiência dela. Até porque, para alguém que tenha 10 anos de experiência em alguma função, o salário irá refletir em toda essa bagagem.

O momento de decidir a pretensão salarial é um processo bem particular e requer a análise de vários fatores. Mesmo assim, Lisandra Araujo Goulart, psicóloga e orientadora de carreira, pontua algumas dicas importantes nesse momento.

1 – Pesquisar o mercado, tendo em consideração a área e o nível de experiência. Isso pode ser feito em sites de recrutamento e vendo informações de salários disponíveis.

2 – Avaliar a própria experiência e as habilidades de forma honesta. Nesse ponto é importante considerar a experiência profissional, educação, conquistas relevantes e habilidades.

3 – Considerar o contexto pessoal, como por exemplo, o custo de vida, necessidades financeiras, expectativas de crescimento na profissão e benefícios que a empresa oferece. Aqui é importante levar em consideração como o valor do salário irá se encaixar nos objetivos de carreira a longo prazo.

4 – Buscar orientação. É importante também conversar com profissionais da área, consultores de carreira ou recrutadores. Esses profissionais irão poder dar dicas bem importantes a respeito da pretensão salarial que é esperada em determinada área.

“Esteja preparado para discutir o assunto quando solicitado e tenha em mente sua faixa salarial desejada com base em sua pesquisa e análise pessoal”, explicou Lisandra.

Outro ponto importante ressaltado é que o candidato deve levar em consideração os benefícios oferecidos pela empresa, não apenas o vale-refeição e plano de saúde, mas a possibilidade de crescimento. “Seja flexível, mantenha postura profissional e saiba quando ceder”, resumiu Lisandra.

Fonte: Mistérios do mundo, Terra

Imagens: The Star, Grupo Integrado, The business journal

PF faz ação contra recrutamento de adolescentes para o Estado Islâmico

Artigo anterior

35 anos de sua partida: o triste final do ‘Seu Madruga’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido