Curiosidades

Acupuntura auricular pode diminuir sintomas de depressão

0

Felizmente, estamos vivendo um momento em que falar sobre saúde mental não é mais um tabu, como já foi no passado. As pessoas estão se sentindo mais confortáveis em debater sobre o assunto e procurar ajuda. E entre as condições que afetam a saúde mental de uma pessoa está a depressão. Ela se caracteriza por um sentimento prolongado de vazio, tristeza e incapacidade de sentir prazer.

Essa condição atinge aproximadamente 5% dos adultos em todo o mundo, e para tratá-la existem algumas formas, como com remédios antidepressivos, psicoterapia e exercícios físicos.

Além dessas, uma forma de diminuir os sintomas da depressão é pela acupuntura auricular. Isso foi visto em um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Como ele mostrou, essa técnica de terapia foi bem promissora como uma forma de tratamento complementar para a doença.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 74 pacientes com depressão moderada ou moderadamente grave entre março a julho de 2023, em 12 sessões de 15 minutos.

Esses participantes foram divididos em dois grupos de 37 pessoas. O primeiro deles teve estímulos em seis pontos no pavilhão auricular, que corresponde ao diagnóstico de depressão pela medicina tradicional chinesa. Já o segundo grupo teve aplicações nos locais não relacionados aos sintomas de saúde mental, como por exemplo, orelha externa e bochecha.

Como resultado, foi visto que 58% dos participantes do primeiro grupo apresentaram melhoras nos sintomas da depressão, em comparação com 43% do segundo grupo. De acordo com os pesquisadores, depois de quatro semanas que as aplicações tinham começado, mais pacientes que também foram tratados com terapia auricular específica apresentaram uma recuperação.

Ao todo, a quantidade de pacientes que se recuperaram com ajuda da acupuntura foi parecido com a taxa vista com remédios. Além disso, os pesquisadores mostraram que essa prática não teve efeitos colaterais severos. Tanto é que 94% das pessoas do grupo de acupuntura auricular específica e 91% no outro grupo disseram ter somente uma dor leve no lugar onde a agulha foi aplicada.

O que os pesquisadores esperam é que seu estudo ajude a validar a acupuntura no SUS, onde ela já é usada. Além disso eles também disseram que ela é uma opção segura no tratamento da saúde metal e tentam também fazer a “desestigmatização de uma terapia não alopática” para os próprios profissionais da saúde.

Acupuntura auricular

Canaltech

Essa prática é também chamada de auriculoterapia e é uma forma de medicina tradicional chinesa envolvendo a estimulação de pontos específicos na orelha com a finalidade de tratar várias condições.

Estimulando esses pontos é possível promover a circulação sanguínea, aliviar dores, desconfortos e desequilíbrios físicos e emocionais. Nesse estudo em específico, o objetivo dos pesquisadores foi “estimular nervos do pavilhão auricular, principalmente o vago, e ativar áreas do cérebro ligadas à depressão”.

Segundo os pesquisadores brasileiros, a acupuntura auricular tem a vantagem de ser acessível. Até porque, a cartela com 50 unidades custa menos de 10 reais e é suficiente para dez sessões.

Além disso, eles também pontuaram que não são necessários treinamentos longos como na acupuntura tradicional. E mesmo que eles estejam esperançosos, eles reconhecem que ainda existe uma caminhada longa até que seja possível ter um entendimento melhor sobre a eficácia da acupuntura auricular no tratamento da depressão.

Depressão

UOL

Engana-se quem pensa que existe apenas um tipo de depressão. Existem vários tons sob a tenda da doença.

Uma vez ou outra, todas as pessoas se sentem tristes ou solitárias quando enfrentam alguma perda, frustração ou alguma dificuldade. Mas quando essas sensações duram por um grande período e se mostram como obstáculos para que a pessoa viva uma vida normal, elas podem ser sintomas de depressão. Quando isso acontece, o indicado é procurar ajuda.

O ideal é que se procure ajuda psicológica ou psiquiátrica, ou os dois. Os profissionais vão conseguir avaliar e tratar os sintomas e a causa do problema específico de cada pessoa. Se a depressão for ignorada, ela pode piorar e se prolongar por meses, e até anos. Ela pode causar dores psicológicas ou até mesmo suicídio.

Por conta disso, é super importante identificar os sintomas. Mas infelizmente, a maior parte das pessoas que sofrem com depressão nunca se tratam ou então nem recebem o diagnóstico.

É claro que os sintomas não serão os mesmos para todos os casos. Mas eles podem incluir alguns desses, como por exemplo, dificuldade de concentração, tomar decisões, recordar detalhes específicos, cansaço frequente, se sentir desamparado, inútil, sentir culpa, ficar pessimista e sem esperança.

Além de problemas para dormir, dormir em excesso ou acordar cedo demais, ficar irritável, ter agitação, perder o interesse por coisas que gostava, que podem incluir sexo, falta de apetite ou comer em excesso, dores pelo corpo, dor de cabeça e/ou cãibras persistentes.

Também pode-se ter problemas de digestão que não melhoram ainda quando você se trata, estados de tristeza, ansiedade ou vazio persistentes e pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio.

Para diagnosticar a depressão, não existe um único teste que os especialistas façam para afirmar se a pessoa tem ou não depressão. Entretanto, existe um caminho para o diagnóstico que passa pelo histórico da pessoa e por um exame físico de um psiquiatra.

Para isso, o médico precisa saber quando a pessoa começou a ter os sintomas, quanto tempo os sintomas duraram ou se persistem, se são muito severos, se há histórico familiar de depressão ou outros distúrbios mentais, se a pessoa usa álcool ou drogas e se, em outras épocas, a pessoa já teve sintomas parecidos e como foi o tratamento.

Se o médico vir que não existem causas físicas para os sintomas que o paciente apresentou, é possível que ele prescreva um tratamento medicamentoso ou então encaminhe a pessoa para um psicólogo.

Além do tratamento com medicamentos, a psicoterapia junto com a psicologia mostra resultados excelentes para a maioria das pessoas.

Fonte: Canaltech, Science alert

Imagens: Canaltech, UOL

WhatsApp para Windows poderá abrir chats em janelas separadas

Artigo anterior

É cilada! 4 buscas no Google que você JAMAIS deve fazer para proteger sua segurança

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido