• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 sinais que podem apontar que você está com depressão

POR A redação    EM Curiosidades      16/03/16 às 17h57

Atualmente existem nada mais e nada menos do que 350 milhões de pessoas ao redor do mundo com depressão. As origens e causas desta doença podem ser diversas, incluindo fatores biológicos e psicológicos.

Mas a grande questão e a mais delicada é o fato de muitos depressivos sofrerem deste mal e não saberem seu diagnóstico.

Foi pensando exatamente nisso que nós aqui do Utra, que somos muito mais do que curiosos, preparamos uma lista com os 10 sintomas mais comuns desta doença. Lembrando a vocês, que apenas um médico profissional pode de fato diagnosticar esta doença.

E não se esqueçam de visitar a matéria sobre 15 imagens que só pessoas depressivas vão entender. 

1- Você se sente sempre cansado ou esgotado

o1

Você se sente constantemente cansado, lento e fisicamente esgotado. Atividades que você realizava antigamente sem muitos esforços, agora parecem pesados e levam mais tempo para ser concluídos.

Vale ressaltar que nem todos que sofrem com a depressão vão necessariamente sofrer com esse sintoma, mas ele é extremamente comum.

2- Você deixou de realizar atividades que realmente amava

02

O total ou parcial desinteresse em atividades que você sempre gostou de fazer, como tocar um instrumento, praticar um esporte, cozinhar e etc, pode significar que você está depressivo.

Isso porque essa doença desgasta sua vítima tanto fisicamente quando psicologicamente, tornando até mesmo as atividades que outra vez já foram agradáveis desinteressantes.

3- Seus hábitos alimentares estão anormais

03

A mudança no seus hábitos alimentares podem mudar principalmente por 2 motivos: O primeiro deles é o caso da pessoa que passa a comer muito mais do que era acostumada, neste caso a pessoa encontra na comida a sua única fonte de prazer.

Já no segundo caso, o depressivo deixa de comer a quantidade convencional, para comer praticamente nada, e a depressão afeta o seu apetite tornando o ato de comer algo desagradável.

4- Você sente que precisa mais de algumas pessoas

04

Pessoas depressivas de uma maneira geral passam por momentos antagônicos, como a vontade de ficar sozinho ou a extrema necessidade de receber a atenção de alguém que ama.

5- Você percebeu que seu sono também mudou

young man in bed with eyes opened suffering insomnia and sleep disorder thinking about his problem

A depressão altera os seus hábitos de sono. Podendo gerar insônia, especialmente fazendo com que você acorde nas primeiras horas da manhã ou até mesmo o contrário disso.

A depressão também pode gerar o movimento inverso, a hipersonia, que nada mais é do que a necessidade de dormir demais.

6- Não consegue se concentrar como antigamente

04

Dificuldades para se concentrar, tomar decisões ou até mesmo de se lembrar das coisas pode se tornar comum caso você realmente esteja com depressão.

O trabalho é o mais afetado, mas as suas atividades diárias e pessoas também sofrem com as consequências deste sintoma. Como por exemplo não conseguir prestar atenção em uma conversa ou até mesmo no transito.

7- Você não consegue controlar seus pensamentos negativos

05

Os pensamentos negativos são bastante frequentes. É como se a sua própria cabeça te "sabotasse", te fazendo pensar ou lembrar de detalhes de assuntos que te incomodam ou te machucam.

Você consegue perceber que está praticando uma espécie de auto sabotagem, mas mesmo assim, não consegue controlar esses pensamentos.

8- Você se irrita facilmente, coisa que não acontecia antes

07

As pessoas frequentemente andam te dizendo que você está muito estressado? Muitas vezes você pode não perceber o quanto a sua taxa de estresse realmente está alta, mas começa a acreditar e concordar com as pessoas a sua volta quando nota os efeitos colaterais que o estresse excessivo está te causando. Pois bem, este também é um sintoma da depressão.

9- Você está ingerindo muito mais álcool do que o normal e também acaba realizando alguns comportamentos imprudentes

08

Quando se está com depressão, você passa a recorrer a comportamentos "escapistas", como consumir muito mais álcool do que antigamente, fazer o uso de substâncias, jogar compulsivamente, dirigir imprudentemente e etc.

Não, não estamos falando que necessariamente um depressivo realizará essas ações, mas sim, que ele terá uma tendência maior em querer faze-las.

10- Aumento da sensação de dor física

09

O aumento de queixas físicas tem aumentado? Sente que recentemente você tem sofrido mais com dores de cabeças, dores nas costas, musculares ou até mesmo de estômago? Bom, depressivos tendem a sofrer excessivamente mais com dores físicas em seus corpos.

E então queridos leitores, já conheciam todos esses sintomas que a depressão podia causar? Comenta pra gente aqui baixo. Lembrando mais uma vez, que o diagnóstico desta doença só pode ser feito por um profissional da área, e que a nossa intenção é apensas alertar sobre os riscos, e incentivar as pessoas que se identificaram com esses sintomas a procurarem a ajuda de um profissional.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+