Curiosidades

Afinal, o modo escuro do celular é benéfico para os olhos?

0

Todos nós temos alguns costumes quando o assunto é o uso do celular. É claro que o modo escuro é, talvez, um dos recursos mais populares da interface do aparelho. Desde aplicativos até os sistemas operacionais de celulares e laptop, vários produtos que usamos hoje possuem algum tipo de modo escuro integrado à interface do usuário. Isso acaba levantando algumas questões um tanto interessantes, como por exemplo: o modo escuro do celular realmente protege os nossos olhos? Nos perguntamos a respeito disso porque, de fato, muitas pessoas acreditam que esse modo acaba fazendo “bem” para as vistas e para o corpo no geral.

Você já deve ter lido em algum lugar que esse modo é o melhor para utilizarmos e que as luzes fortes do aparelho celular pode nos prejudicar, não é mesmo? E foi pensando um pouco melhor sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira então algumas curiosidades a respeito e a pergunta dessa questão. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

A história do modo escuro

Modo Escuro 1 600x411, Fatos Desconhecidos

As pessoas da nova geração podem não saber, mas alguns dos primeiros modelos de computadores usavam monitores monocromáticos. Esses exibiam textos claros em uma tela preta. Diversas máquinas de processamento de texto também permitiam digitar o texto em branco, em um fundo preto. Mas, isso mudou nos anos 80. As empresas como a Xerox e a antiga CPT Corporation começaram a fabricar máquinas de processamento com a tela branca e o texto preto.

Essa escolha foi feita para replicar a aparência da tinta sobre o papel. As pessoas achavam a tela preta com caracteres bastante estranhos, quando brancos. Quando essas mesmas pessoas foram introduzidas aos computadores, algo precisava ser feito. Logo os computadores começaram a ser ferramentas importantes para todas as empresas. Então eles precisavam de algo que fosse realmente parecido com o papel.

Ainda assim, o modo escuro acabaria voltando com toda a força no futuro. Empresas como Apple e Google decidiram adotar esse modo em todos os produtos e o restante do mundo seguiu o exemplo. Isso abria novas possibilidades aos usuários e tornou-se uma forma menos agressiva aos olhos.

Vantagens do modo escuro

Modo Escuro 2 600x363, Fatos Desconhecidos

Embora citem o modo escuro como vantajoso para a visão, é preciso deixar claro que esse benefício fica restrito quando se tem pouca luz ambiente ou quando não planeja ler por longos períodos. Na prática, o modo escuro pode de fato reduzir a fadiga ocular em condições de pouca luz. Outra vantagem do mesmo é que ele corta a luz azul que normalmente é considerada prejudicial aos olhos.

A luz azul é um espectro de luz visível de alta energia com um menor comprimento de onda. A maior fonte desse tipo de luz para nós, humanos, é o Sol, mas os celulares também emitem vestígios dessa luz. Sendo assim, a exposição excessiva à luz azul pode suprimir a secreção de melatonina, o hormônio importante para ter um sono adequado durante à noite.

Ainda assim, a principal vantagem do modo escuro é a economia de energia nos dispositivos com telas OLED. Em painéis OLED, cada pixel é iluminado de forma individual. Sendo assim, quando se tem o fundo branco, todos os pixels são ativados. Consequentemente, quando os pixels ficam pretos, os requisitos de energia da tela são naturalmente reduzidos. Precisamos deixar claro que a economia de energia é limitada às telas OLED. Telefones, monitores e laptops LCD não se beneficiam disso.

Desvantagens do modo escuro

Modo Escuro 3 600x376, Fatos Desconhecidos

Um estudo de 2014 apontou que as pessoas com astigmatismo acham difícil ler um texto com letras brancas e o fundo escuro. Enquanto isso, é mais fácil ler um texto preto em fundo branco. Isso tem a ver com os níveis de luz. Com o fundo branco, a íris fecha um pouco mais, o que diminui o efeito das lentes “deformadas”. Enquanto isso, com uma tela escura, a íris se abre para receber mais luz e essa deformação da lente cria um foco mais nebuloso ao olho.

Desta forma, se você compartilha desses sintomas, é bem possível que você sofra de astigmatismo e não saiba. De forma indireta, esse pode ser o principal motivo pelo qual você não se sente bem ao ler coisas no seu telefone com o modo escuro ativado. Recomendamos que procure ajuda profissional especializada.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo.

7 fatos sobre o Fiuk do BBB 21

Matéria anterior

Terremoto de magnitude 7.0 atinge o norte do Japão

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos