Nostalgia: Animações que fizeram história nos anos 90

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      31/07/14 às 14h49

Todo mundo, de certa forma, acaba se deparando algum dia com uma pontada de saudade da infância. Às vezes essa nostalgia está relacionada a comida, ao lugar onde a pessoa cresceu, mas há ainda muita gente que se derrete de saudades dos tempos das fraldas quando se depara com os desenhos animados que marcaram época.

No caso de grande parte dos leitores do Fatos Desconhecidos, é possível que o período mais saudoso com relação às animações seja a década de 1990. Nesse período, muitas histórias fantásticas preencheram as manhãs da criançada e ajudaram o pessoal a crescer com uma imaginação surpreendente.

Confira, na lista abaixo, alguns desses desenhos animados que fizeram história na última parte do século 20:

1. O Fantástico Mundo de Bob

1

O desenho foi ao ar entre 1990 e 1998 e contava a história de Bob Generic, um garotinho com uma super imaginação e que sempre questionava seus pais, Howie e Martha, sobre suas dúvidas mais mirabolantes. Também faziam parte da turma de Bob o tio Ted, um gordinho com camisas coloridas; e seus irmãos Derek e Kelly.

Além disso, um dos personagens mais ilustres da animação era Roger, o cachorro de estimação da família. Ele era o melhor amigo de Bobby e sempre fugia quando via a coleira de passeio.

2. Doug Funnie

2

O personagem, um garoto americano para lá de desengonçado, tinha seus 11 anos quando começou a passar na Nickelodeon, e se encaixava perfeitamente na faixa etária de transição entre a infância e a adolescência. A marca registrada do desenho eram as narrações de Doug sobre suas experiências nessa fase de amadurecimento, que sempre envolviam como paqueras (inocentes), paixões e conflitos internos de modo geral.

Embora tenha sido criado nos anos 1990, o desenho acabou sendo exibido por diversas emissoras em diferentes períodos. O elenco era grande, mas alguns personagens se destacavam mais, como Costelinha, cachorro de estimação; Skeeter Valentine, o melhor amigo do garoto; e "Patti" Maionese, uma grande amiga de Doug e também sua paixão platônica.

3. Charlie Brown

Charlie Brown and his gang

Pouca gente sabe, mas a animação foi criada na década de 1950 e, vira e mexe, alguém volta a transmitir seus capítulos. O desenho, aliás, é focado nas inseguranças do personagem de Charlie, que sempre cruza com alguma situação complicada, mas nunca desiste de as solucionar, devido a sua imensa determinação.

Nos desenhos o garoto nunca teva mais que 11 anos de idade. Outra de suas características marcantes é seu cachorro, que também ganhou "carreira solo", chamado Snoopy.

O elenco contava ainda com Lucy, Patty Pimentinha, Marcie e Lino, sempre acompanhado de um cobertor azul. A curiosidade é que os adultos da animação não podiam ser ouvidos nem vistos, apenas da cintura para baixo, característica que pode ser notada em inúmeras animações criadas na mesma época.

4. Caverna do Dragão

4

Nem todo mundo sabe, mas dizem que a animaçõa buscou inspirações no jogo de RPG que leva esse mesmo nome. A produção conquistou as crianças que nasceram em 1980, se estendendo até a turma do final de 1990, pelo menos. O desenrolar da trama se dava em torno das aventuras de 6 jovens em um outro mundo, chamado Reino, no qual haviam entrado através de um portal). A partir daí, eles recebiam armas do Mestre dos Magos, uma espécie de guru, para lutar contra o Vingador, uma criatura maligna que tirava o sono do pessoal mágico que vivia nessa outra dimensão.

5. O Laboratório de Dexter

5

O desenho, com certeza, despertou o lado "cientista" de muitos baixinhos dos anos 90. Isso porque o protagonista das histórias, o Dexter, tinha um laboratório secreto em seu quarto.

Mas a verdade é que ele vivia brigando e tentando esconder suas criações de Dee Dee, sua irmã mais velha, que nunca tirava sua roupa de bailarina. As aventuras também ocorriam em torno das desavenças com Mandark, outra criança prodígio que roubava as conquistas de Dexter e tinha como objetivo acabar com o laboratório do personagem principal.

6. As Meninas Superpoderosas

6

Essa animação foi, com toda certeza, um imenso sucesso mundial que começou nos 1990 e foi reprisada até o começo da década de 2000. A história narra a vida e as aventuras de três garotas nada convencionais: Florzinha, Lindinha e Docinho; criadas pelo professor Utonium.

Segundo a história,durante o processo de "fabricação" das meninas, o professor derrubou o Elemento X na poção e deu a elas superpoderes. Aliás, é com seus talentos especiais que elas tentam salvar a cidade fictícia de Townsville todos os dias.

7. Mortal Kombat

7

Assim como a série de jogos eletrônicos que recebem o mesmo nome, o desenho Mortal Kombat estourou no início dos anos 90. A animação mostra um grupo de guerreiros combatendo inimigos mortais que ameaçam o planeta das mais diferentes formas.

Como arma de defesa, a maioria de seus personagens bonzinhos usam as artes marciais. Lutadores como Raiden, Baraka e Scorpion eram os mais amados da trama.

8. Speed Racer

8

Criado em 1990 no Japão, esse foi um dos mangás mais bem-sucedidos da história do ocidente. As corridas de automóveis da trama ficavam ainda mais emocionantes com as trilhas sonoras super elaboradas.

Apesar do sucesso do desenho, o nome verdadeiro do protagonista nunca foi revelado, sendo conhecido apenas como um jovem piloto de 18 anos que dirige o carro Mach 5, criado por seu pai. Sempre trilhando seu caminho por locais inesperados, como selvas e desertos, sua missão era fugir dos acidentes e golpes provocados pelos rivais, como "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute".

9. He-Man

9

Um grande sucesso dos anos 80 e 90, o desenho é uma mistura entre mundo medieval, mágica e mitologia. Isso porque He-Man vive no planeta Eternia, repleto de seres mágicos. Sua missão, como protagonista da animação, era salvar o esse mundo, comandado pelo rei Randor, das armadilhas do vilão Esqueleto, que tenta dominar o castelo de Grayskull.

10. O Pequeno Urso

10

O desenho do ursinho e sua família foi originalmente exibido pela TV Cultura nos anos 1990, mas acabou migrando para outras emissoras a partir dos anos 2000. Isso porque a grande mensagem da animação era mostrar a união familiar e valores morais. As aventuras do ursinho sempre envolvia seus pais, Papai-Urso e Mamãe-Urso, e os amigos pata, galinha, gato, coruja, e a garotinha Emily.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+