• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aparentemente as pirâmides da China são alinhadas com as estrelas, entenda

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      13/03/19 às 15h11

Isso mesmo, pirâmides da China. Talvez você não saiba, mas esses enormes monumentos não foram erguidos somente no Egito. A China também guarda algumas pirâmides, e recentemente pesquisadores descobriram um fato interessante sobre a sua construção. O estudo sugere que dezenas de antigos mausoléus imperiais chineses, que se parecem com pirâmides como já conhecemos, se alinham com precisão a pontos astronômicos.

Essas pirâmides foram construídas na época da dinastia Han, entre 206 a.C e 220 d.C para enterrar os primeiros imperados da China. Até então, acreditava-se que essas construções estavam alinhadas perfeitamente com os pontos cardeais. No entanto, um detalhe nas pirâmides chamou a atenção de alguns cientistas, duas, das mais de 40 construções têm um pequeno desvio de 14 graus.

As pirâmides

Pesquisadores da Universidade de Politecnico di Milano, na Itália, foram mais a fundo para entender a ligação entre as construções e a astronomia. O estudo que foi publicado na revista Archaelogical Research in Asia, afirma que as antigas dinastias chinesas combinaram seus conhecimentos para alinhar com precisão as estruturas a pontos astronômicos.

O pesquisador Giulio Magli utilizou imagens de satélite para apurar a relação entre os mausoléus com os membros da família real chinesa Han Ocidental. As construções estão espalhadas nos arredores da cidade de Xian, ao longo do Rio Wei, na China.

Os especialistas localizaram mais de 40 pirâmides chinesas que foram usadas para sepultar, os membros da dinástica chinesa. Segundo Magli, a arquitetura da estrutura é influenciada pelos grandes mausoléus do primeiro imperador Chinês, Qin ShiHuang.

Seguindo o mesmo padrão das pirâmides do Egito, os chineses também alinharam seus montes funerários ao Norte, Leste, Sul e Oeste. Segundo os pesquisadores, essa ligação com os pontos cardeis é justificado devido as crenças históricas. Os imperadores chineses acreditavam que seu poder era um mandato direto dos céus. E assim, eles ergueram as estruturas conforme as tradições do Feng Shui para organizar os objetos.

O alinhamento

A maioria das pirâmides está alinhada precisamente ao norte. E com as imagens de satélite, Magli conseguiu observar que apenas algumas delas seguem um padrão diferente de orientação, desviando aproximadamente 14 graus.

Para ele, essa diferenciação não se trata de um erro humano. Ele levantou a hipótese de que esses monumentos não foram alinhados usando informações paleomagnéticas de uma bússola convencional. Acredita-se que os chineses teriam usado informações diretamente das estrelas, algo bastante complexo para a época.

O efeito chamado de precessão dos equinócios demonstra como o eixo rotacional da Terra se move lentamente por longos períodos de tempo, fazendo com que a posição das estrelas se desloque no céu.

Quando as estruturas estavam sendo levantadas, nenhuma estrela brilhante se alinhava ao polo celeste norte. Pelas tradições chinesas, não seria sábio alinhar a construção ao polo celestial Norte, já que não tinha uma estrela correspondente. Então, eles precisaram encontrar uma solução alternativa. Como a única estrela que permanece sempre fixa no espaço, do ponto de vista da Terra, é a Estrela Polar, eles alinharam as pirâmides de acordo com ela.

E você o que achou dessa descoberta? Já sabia sobre as pirâmides da China? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+