• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Imagens chocantes mostram mergulhador na boca de uma baleia (ele sobreviveu)

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      13/03/19 às 15h16

Se você frequentou a igreja quando pequeno, mesmo que por poucas vezes, já deve ter ouvido falar sobre Jonas, o homem que foi engolido pela baleia. Pois bem, algo parecido com isso aconteceu na vida real, mas felizmente o homem não chegou a ser engolido. Toda essa história aconteceu com o fotógrafo e operador de mergulho, Rainer Schimpf, de 51 anos.

O homem que já estava habituado com animais selvagens e com esse "fenômeno" em si, acabou dentro da boca do animal. Tudo isso aconteceu durante a corrida da sardinha, essa é a maior migração de animais no hemisfério sul. E era isso que o homem estava registrando quando acabou sendo surpreendido pela baleia.

Corrida da sardinha

A corrida da sardinha ocorre entre os meses de junho e julho, durante o inverno, que é quando as sardinhas migram. Acontece que os predadores das sardinhas aproveitam desse período para se unir e capturar os animais. Mas as sardinhas não deixam barato e se "organizam" para se proteger dos predadores. É o que chamam de bait balls, ou bola de isca, no qual os peixes se unem e formam uma grande esfera.

Quando dissemos grande, estamos falando sério. Essas bolas de isca podem ter entre 10 e 20 metros de diâmetro e até 10 metros de profundidade. Isso acontece porque é mais fácil que um indivíduo vire comida se estiver sozinho. Schimpf que trabalha no ramo, fotografa essa migração já há alguns anos. E foi durante a última vez, que ele acabou sendo capturado por uma das baleias que provavelmente estava tentando se alimentar.

Na boca da baleia

Schimpf estava acompanhado de outro fotógrafo que conseguiu registrar o momento exato em que a baleia o captura. Ele disse que ficou tudo escuro e que sentiu uma pressão no quadril. Ele sabia que não tinha muito o que fazer, a não ser torcer para que o animal não fosse tão fundo. O homem simplesmente prendeu o fôlego, mas felizmente, rapidamente a baleia expeliu o animal.

O fotógrafo Schimpf disse que não sabe quem ficou mais assustado, se foi ele ou se foi a baleia. Isso porque a baleia nem sequer seria capaz de engolir o humano, já que o seu esôfago é pequeno, adequado para comer pequenas presas, um ser humano não seria capaz de passar nem sequer pelo esôfago. O mergulhador acredita que como estava com a boca aberta, ela certamente não conseguiu ver o que estava na frente.

A culpa, como Schimpf disse, não foi do animal, já que baleias não atacam humanos. Apesar do susto, o fotógrafo relatou que isso não foi um ataque, apenas um acidente, que felizmente acabou bem.

E você, o que faria se passasse por uma situação similar? Nos conte aqui nos comentários, aproveite e marca aquele amigo que adora o mar e seus animais incríveis.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+