Curiosidades

Astrônomo fala o que foi o clarão avistado no céu da Bahia

0
Clarão registrado no Rio de Janeiro

O que poderia ser um clarão no céu em plena noite? Seriam finalmente os aliens tentando entrar em contato? Bem, tudo indica que este ainda não foi o caso. Durante a noite desta última terça (20/02) e a manhã desta quarta (21/02) as redes sociais foram bombardeadas com imagens e dúvidas vindas de moradores de Salvador e de algumas cidades do interior baiano. Por volta das 22h30, foi possível avistar no céu um clarão intenso, de alta luminosidade.

As pessoas que estavam na rua durante o fenômeno ficaram muito assustadas. Muitas saíram correndo, por medo de ser algo realmente perigoso. Naquele mesmo instante, alguns conseguiram registrar imagens do clarão e começaram a compartilhá-las nas redes sociais. Ninguém sabia ao certo o que era aquilo, provocando pânico nos moradores

Clarão pode ter sido provocado por queda de meteoro

Fernando Munaretto que é astrônomo e pôde visualizar o acontecimento, acredita que o estranho clarão não tenha sido provocado pela queda de um meteoro. Segundo ele: “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado pela entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem. O final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado“.

O mais provável é que, assim que entrou em nossa atmosfera o meteoro tenha pegado fogo, devido a sua alta velocidade. O astrônomo ainda acrescenta: “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo o que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço“.

Não faz muito tempo que houve registro de meteoro no estado baiano. Aconteceu no dia 26 de maio de 2017, na zona rural de Palmas do Monte Alto. O detrito espacial pesava cerca de um quilo, e tinha 9 centímetros de comprimento por 5 de altura. Foi uma dona de casa quem o encontrou, e por sinal, acabou queimando as mãos ao tocá-lo.

Nada a temer

Dentre tantos moradores que viram o fenômeno, um deles foi Edmilson Oliveira, morador de Alagoinhas. Segundo ele: “Vi esse clarão no céu e fiquei muito preocupado“. Por outro lado Munaretto afirma que os moradores não precisam se preocupar, visto que as chances de cair algo catastrófico em nosso planeta são bem pequenas. O fato é que as chances de ser realmente um meteoro giram em torno de 90%.

E então pessoal, o que acharam? Alguém aí também conseguiu ver o tal clarão? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

7 histórias dos piores empregados do mundo

Matéria anterior

7 desenhos famosos que são cópias de outros programas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.