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BeReal, o que você precisa saber sobre a rede social da vez

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Cada dia que passa parece que uma nova rede social surge. A do momento agora se chama BeReal. Nela, a pessoa compartilha fotos com seus amigos, assim como em outras redes sociais, mas no caso dessa em específico, assim como o nome diz, ela foca na autenticidade.

O BeReal é uma rede social francesa que surgiu em 2020, mas ganhou visibilidade esse ano. Para se ter uma ideia, seu número de usuários ativos aumentou em 315%, chegando atualmente a mais de 15 milhões de pessoas usando o aplicativo.

Na rede social, os usuários compartilham o que eles estão fazendo através de duas fotos tiradas simultaneamente. Uma delas é da câmera frontal do celular e a outra da câmera traseira. Outro ponto diferente do BeReal é que o usuário só pode publicar uma vez por dia e é o próprio aplicativo que avisa qual o momento de fazê-lo.

Além disso, também não existem filtros ou botões de edição. A ideia é que os usuários compartilhe as fotos de momentos cotidianos, seja preparando uma comida, dentro do ônibus ou em casa fazendo nada.

De acordo com a empresa, o objetivo era criar “uma alternativa às redes sociais viciantes” que têm uma alta concentração de influenciadores. O BeReal tem um estilo simples, mesmo assim a rede social tem se tornado um grande concorrente do Instagram e inspirou um novo recurso do TikTok que imita sua mecânica.

Surgimento da rede social

Superinteressante

Foi o francês Alexis Barreyat, de 26 anos, quem criou o BeReal. Ele frequentou uma escola de programação chamada 42, em Paris, e trabalhou com produção de mídia na GoPro. E junto com seu colega Kevin Perreau, da 42, eles criaram a rede social.

Atualmente, a empresa tem sede em Paris e mais de 40 funcionários. O aplicativo cresceu com a ajuda de investimentos milionários. Com isso, o patrimônio líquido da empresa alcançou a marca dos 630 milhões de dólares.

Parte de todo esse sucesso do BeReal é por conta das campanhas de marketing feitas em universidades nos Estados Unidos. A empresa recruta jovens usuários da rede social, através de um programa de embaixadores, para que eles promovam eventos-propaganda. Ela paga aproximadamente sete dólares de comissão para cada novo usuário que o embaixador traz para a rede social.

Como usar

Superinteressante

Quando a pessoa baixa o aplicativo, ela começa a receber todos os dias uma notificação de que “é hora de BeReal”. Isso quer dizer que ela tem dois minutos para tirar foto e postar o que estiver fazendo. E o usuário não consegue prever quando o anúncio irá chegar porque os horários mudam sempre.

Mas e se a pessoa não quiser mostrar o que ela está fazendo? Ela pode, mas fazendo isso ela não terá acesso às postagens dos amigos. A rede social funciona como uma troca.

O resultado desse mecanismo é um feed com fotos não editadas das pessoas fazendo coisas do cotidiano e compartilhando suas rotinas com seus amigos. Até o momento, o aplicativo não permite vídeos, não registra quantas pessoas estão vendo suas fotos e, por ter a limitação de um post por dia, os usuários têm uma quantidade relativamente pequena de conteúdo.

Mais usada

Olhar digital

Por mais que a popularidade do BeReal esteja crescendo, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o TikTok é a principal rede social usada por crianças e adolescentes de nove a 17 anos no nosso país.

Esse levantamento foi feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas a respeito do uso de internet no Brasil.

Além de mostrar que o TikTok é a rede social mais usada, esse relatório também informou outros dados, como por exemplo, a informação de que 93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet. Desses, 78% acessam as redes sociais, mas somente 38% postam alguma coisa. Até porque, teoricamente, as plataformas não aceitam pessoas com menos de 13 anos.

O relatório também informou que as redes sociais em que mais usuários têm perfis é o WhatsApp e o Instagram. No entanto, o TikTok é o mais usado. Tanto que, 34% dos usuários de internet, entre nove e 17 anos, apontam o aplicativo como a principal rede social.

Fonte: Superinteressante, G1

Imagens: Superinteressante, Olhar digital

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