
Por mais que sempre saiam notícias sobre golpe, pessoas ainda caem e são extremamente prejudicadas por ele. “Me atolei. Estou falida, negativada, minha vida está um caos. Não tenho nem o que comer, para falar a verdade. Sou aposentada e, infelizmente, caí nesse golpe”, disse uma mulher de Ribeirão Preto vítima de um estelionatário.
Nesse golpe, o estelionatário se passava pelo ator sul-coreano Park Bo-gum para enganar as pessoas e conseguir dinheiro delas. Sem se identificar, a vítima deu uma entrevista e disse ter sofrido ameaças do golpista, além de ficar endividada ao perder cerca de 40 mil reais.
Esse caso fez com que o Consulado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo emitisse um alerta sobre crimes de extorsão praticados pelo administrador do perfil falso. Segundo o órgão, pelo menos sete pessoas já disseram ter sido vítima desse mesmo golpe desde julho desse ano.

G1
Uma dessas vítimas é a mulher de Ribeirão Preto, que disse ser fã da cultura sul-coreana. Segundo a vítima, tudo começou em janeiro, quando ela aceitou a solicitação de um perfil falso do ator nas redes sociais e trocou mensagens com o golpista achando que estava falando de fato com o próprio artista.
No começo da conversa, o golpista pediu para mulher que as mensagens fossem enviadas por e-mail. Depois disso, de acordo com ela, ele alegou que queria vir ao Brasil para conhecê-la, mas para isso precisaria pagar uma multa contratual à empresa que o agenciava.
O golpista prometeu devolver o dinheiro da mulher e assim ela fez financiamentos para arcar com o valor. “Ele começou a falar que queria vir para o Brasil para me conhecer, daí ele enviou o e-mail da [nome da agência]. Eu mandei o e-mail para eles [agência], daí foi onde começaram as cobranças. Sei que, nessa ‘brincadeira’, perdi quase R$ 40 mil”, contou.
A vítima também lembra que, durante as conversas, o golpista exigia que o valor fosse pago e fazia ameaças dizendo que, caso isso não acontecesse, ele iria expor as fotos íntimas dela.

G1
A mulher disse que bloqueou o golpista quando percebeu que tinha caído em um golpe. No entanto, ele criou outras contas de e-mail, inclusive com o nome dela. De acordo com um dos prints conseguidos pelo G1, o criminoso afirma que vai fazer a mulher chorar.
“Eu vou fazer você chorar porque eu vou fazer você se tornar uma pedra rejeitada em sua área porque você merece”, dizia a mensagem.
Em determinado momento, o golpista diz que realmente é o ator e que a mulher “vai se arrepender” por não acreditar nele. “Eu sou 100% real, não é falso, mas você nunca acreditou. Você sempre pensa que sou um golpista, mas eu não sou, você definitivamente vai se arrepender quando você finalmente souber que eu sou real Park Bo-gum de carne e osso”, escreveu ele.

Na terça-feira dessa semana, o consulado sul-coreano divulgou uma lista de medidas que está tomando para que o golpista seja identificado para que outras pessoas não caiam no mesmo golpe. As medidas são:

G1
Além dessas medidas, o consulado também divulgou várias dicas para que golpes sejam prevenidos. Como:
“Por fim, o Consulado Geral da República da Coreia agradece todo o carinho do povo brasileiro com a cultura coreana e assegura que não medirá esforços para que esses golpes não façam mais vítimas”, completou o consulado sul-coreano.
Fonte: G1






