Curiosidades

Bill Gates acredita que uma revolução das IAs está chegando e garante que em 6 meses elas farão o que computadores nunca conseguiram

0

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. A princípio, isso é uma ótima ideia. No entanto, ninguém sabe ao certo até onde essa tecnologia pode nos ajudar ou então ser a nossa ruína.

Por mais que essa preocupação esteja ganhando mais força entre as pessoas ligadas a esse ramo, o desenvolvimento da IA continua a todo vapor. Uma das pessoas mais influentes no setor tecnológico é Bill Gates, mesmo ele não estando mais na posição de liderança da Microsoft. Por conta disso que as coisas ditas por ele são sempre levadas em consideração.

Durante uma conferência feita em San Diego, na Califórnia, no ano passado, Gates fez elogios sobre o benefícios da IA e falou a respeito das possibilidades que ferramentas como o ChatGPT (OpenAI) e o Gemini (Google) geram para as pessoas.

Visão de Gates

Peru retail

Contudo, o criador da Microsoft não focou somente nas coisas boas que a IA trouxe, mas também disse que acredita que essa tecnologia irá estar no mesmo nível dos professores humanos nos próximos seis meses.

De acordo com o portal francês JeuxVideo, Gates pontuou que os chatbots conseguem competir com a inteligência humana em determinados tipos de exames. Justamente por isso que ele ressaltou que a IA pode ser tão eficiente quanto os professores quando o assunto é ensino da leitura e da escrita.

“A princípio, ficaremos especialmente surpresos com a ajuda que ela dá na leitura – como assistente de pesquisa em leitura – e os comentários que faz sobre a escrita. Nos próximos 18 meses, a IA será como um assistente de professor e lhe dará conselhos sobre como escrever”, disse.

Outro ponto destacado por Gates foi a vantagem existente da IA com relação aos PCs tradicionais. Por mais que os computadores possam dar um atendimento personalizado, ainda existem vários problemas com relação à estrutura narrativa e qualidade da prosa.

“Historicamente, ensinar caligrafia tem sido uma tarefa incrivelmente difícil para um computador. Quando os professores avaliam redações, eles analisam características como estrutura narrativa e clareza de prosa, um ‘exercício altamente cognitivo’ que é ‘difícil’ para os desenvolvedores replicarem no código”, pontuou.

Com relação ao que ele aposta pessoalmente, a IA irá ser usada primeiro para ensinar matemática antes de exercícios de leitura e escrita. O fato é que Gates parece estar confiante que essa ferramenta irá chegar à todas salas de aula, seja mais cedo ou mais tarde.

IA

Organismo investimentos

Além de Gates, outros grandes nomes do ramo já levantaram suas preocupações com o IA e onde seu uso pode parar. Um deles foi Paul Christiano, um veterano na OpenAI. Em sua visão, o caminho que está sendo percorrido pode levar a uma chance de 50/50 de acontecer uma catástrofe onde a maior parte dos humanos pode acabar morta.

Ele pontua que existe sim uma chance razoável que a inteligência artificial se erga, bem no estilo Exterminador do Futuro, e acabe governando e, dependendo, arruinando todos os humanos.

“Acho que talvez exista algo como uma chance de 10 a 20 por cento de uma tomada de poder pela IA, [com] muitos [ou] a maioria dos humanos mortos. No geral, talvez estejamos falando de uma chance de 50/50 de catástrofe logo após termos sistemas no nível humano”, disse ele no podcast Bankless.

E por que a visão dele tem que ser levada em consideração? Porque por muito tempo Christiano era o chefe da equipe de alinhamento de modelos de linguagem na OpenAI. Ou seja, as previsões dele não são alarmistas apenas para chocar as pessoas.

Atualmente, ele está comandando uma organização sem fins lucrativos chamada Centro de Pesquisa de Alinhamento. O objetivo deles é garantir que os sistemas de inteligência artificial sejam amigáveis e que eles tenham em mente os interesses humanos.

Fonte: IGN,  Mistérios do mundo

Imagens: Peru retail, Organismo investimentos 

Entenda por que o nível dos rios vai demorar a baixar no Rio Grande do Sul

Artigo anterior

O que Musk doou para o Rio Grande do Sul?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido