Notícias

O que Musk doou para o Rio Grande do Sul?

0

Nesta quinta-feira, 9, o Brasil recebeu a doação de Elon Musk para ajudar na tragédia das chuvas do Rio Grande do Sul. O magnata dono da Starlink, empresa com satélites de internet, compartilhou a notícia.

Ele fez uma postagem no antigo Twitter, agora X, falando sobre a generosa doação da Starlink, destinada a auxiliar as equipes de resgate na área.

Musk anunciou que a Starlink irá fornecer 1.000 terminais para as equipes de emergência e oferecerá gratuitamente o uso de todos os terminais na região afetada até que a recuperação seja concluída.

Em suas próprias palavras, Musk expressou seu desejo de que as coisas se resolvam da melhor maneira possível para as pessoas no Brasil.

“Devido às terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink se compromete a doar 1.000 terminais para as equipes de emergência e a disponibilizar gratuitamente o uso de todos os terminais na região até que a área se recupere.

Expresso meus melhores votos para o povo do Brasil”, escreveu Musk em sua publicação.

A logística de entrega e instalação dos terminais de internet está sendo coordenada em conjunto com as autoridades locais e equipes de emergência, visando garantir uma resposta rápida e eficaz.

Além disso, a empresa do magnata mobilizará técnicos especializados para auxiliar na instalação e manutenção dos equipamentos, assegurando que a ajuda seja eficaz e de longo prazo.

Quem pediu a doação de Elon Musk?

Via Canaltech

Conforme reportado pelo O Globo, a iniciativa do empresário foi instigada por um pedido feito por Fábio Faria. Ele é ex-deputado e ex-ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, atualmente diretor do BTG.

O jornal carioca informa que Faria foi contatado por um diretor da Anatel e por autoridades do governo gaúcho, os quais solicitaram apoio da Starlink, empresa reconhecida por oferecer internet de alta velocidade mesmo em áreas remotas.

Reconstrução do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira, 9, que a reconstrução do estado demandará um investimento estimado em 19 bilhões de reais.

Segundo fala no Twitter, os cálculos preliminares das equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, 19 bilhões de reais para reerguer o Rio Grande do Sul. Esses são recursos essenciais para diversas áreas.

Além disso, o governador reiteirou que o impacto das enchentes e a magnitude da tragédia são avassaladores. Nas próximas horas, ele e sua equipe detalharão as medidas planejadas que abordarão as necessidades gerais do estado.

Críticas

Via Olhar Digital

Eduardo Leite vem recebendo diversas críticas quanto ao seu posicionamento diante da tragédia do Rio Grande do Sul, especialmente após a doação de Elon Musk.

Isso porque o governador agradeceu publicamente o magnata, com uma postagem em inglês onde enaltece o ato do bilionário diante da tragédia.

Contudo, usuários apontam que o líder político ignorou centenas de outros atos de doação anteriores. O Brasil inteiro está se mobilizando para enviar dinheiro, roupas, utensílios e remédios para os moradores das cidades atingidas.

As ‘vaquinhas’ de instituições já acumulam mais de R$30 milhões em doações, além da mobilização de influenciadores e pessoas famosas, como Whindersson Nunes e Felipe Neto, que levaram helicóptero, veículos e água potável para os moradores.

No entanto, nenhuma dessas ações teve reconhecimento por parte de Eduardo Leite, que apenas reconheceu a doação de Elon Musk publicamente em sua rede social.

Além disso, diante do desastre e das necessidades dos moradores, algumas pessoas também apontaram que a disponibilização de satélites é uma ação muito pequena. Como bilionário e magnata, acreditam que Elon Musk poderia ter feito mais pela situação brasileira.

Seja como for, os equipamentos chegarão ainda na próxima semana, enquanto as doações acontecem em todo o País. Inclusive, contam com a ajuda da logística dos Correios para envio de encomendas e instituições diversas para distribuição dos recursos.

 

Fonte: O Antagonista

Imagens: Canaltech, Olhar Digital, Flickr

Bill Gates acredita que uma revolução das IAs está chegando e garante que em 6 meses elas farão o que computadores nunca conseguiram

Artigo anterior

País das américas se torna o primeiro a perder todas as suas geleiras

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido