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Carro voador chinês espera autorização para decolar no Brasil

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O desejo de um carro voador sempre permeou a sociedade. Alcançar esse sonho se provou não ser tão fácil, mas mesmo assim, empresas não desistiram de fazê-lo virar uma realidade. E o “futuro” em que ele seria possível parece já estar acontecendo.

Um exemplo disso foi a solicitação da empresa chinesa EHang para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que voos experimentais de uma aeronave do tipo veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) fossem autorizados no Brasil.

Se essa aprovação for dada, a EHang, que tem como representantes AT Global e GoHobby no Brasil, pode se tornar a primeira empresa a fazer o primeiro voo de um carro voador na América Latina.

O carro voador é um modelo EH216-S e já teve certificação para operar comercialmente na China. Ele consegue levar dois passageiros, sem piloto, e cobre uma distância de até 30 quilômetros em uma única carga de bateria.

Carro voador no Brasil

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O plano da AT Global é introduzir esse carro voador chinês no Brasil em abril, fazendo demonstrações de voo sem passageiros que estão sendo planejadas para acontecer no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Em dezembro de 2023, a GoHobby também comprou o EH216-S da EHang e quer testá-lo entre abril e maio em um voo não tripulado feito em São Paulo.

Os pedidos de voos experimentais estão sendo revisados pela Anac, além de acordos com outras autoridades aéreas que podem facilitar que um carro voador estrangeiro opere no nosso país.

Então, o avanço desse modelo chinês no Brasil depende de as pendências documentais entre as empresas representantes e a Anac serem resolvidas. Além disso, é preciso a validação do processo de certificação da aeronave pela autoridade aérea chinesa.

Modelos

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Como dito, a vontade de veículos voadores sempre esteve presente, e atualmente existem vários modelos. Como por exemplo, o da Alef Aeronautics, empresa de carros voadores que tem apoio da SpaceX. Ela disse ter 2.850 encomendas para o seu carro voador, que na realidade é um veículo elétrico futurista de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Esse carro voador se chama Alef Model A e deve custar aproximadamente 300 mil dólares, cerca de 1,5 milhão de reais. De acordo com a empresa, quem estiver interessado no veículo pode pré-reservá-lo fazendo um depósito de 150 dólares, cerca de 750 reais.

Mesmo ainda não tendo sido vendido, por conta das mais de 2.850 encomendas, o Alef Model A é o eVTOL mais vendido da história.

A apresentação oficial do carro voador aconteceu no Mobile World Congress. Ele foi apresentado como um modelo de meio tamanho, parecendo com um carro real, mas com uma espécie de escudo para proteger os rotores em seu interior para fazer com que o ar flua através do modelo.

O que faz o Alef Model A ser diferente é que ele realmente é parecido com um carro, ao contrário da maior parte das opções do mercado que se parecem mais com um jato tendo asas presas em suas laterais, ou então a helicópteros.

De acordo com a empresa, o Alef Model A é o “primeiro veículo voador da história”. Ele foi projetado especialmente para ser dirigido na estrada, mas também conseguirá voar.

Para ser dirigido na estrada, o veículo usa quatro motores pequenos em cada uma das rodas. Seu funcionamento é bem parecido com o de um carro elétrico normal.

Enquanto que para voar, as oito hélices tanto na frente como atrás do carro giram de forma independente em várias velocidades para fazer com que o modelo possa voar em qualquer direção. Tanto é que, depois que ele decolar, o carro pode virar para o lado enquanto o cockpit gira para que o motorista sempre fique virado para a frente

No ar, o modelo consegue chegar a 177 quilômetros por hora, já na estrada ele atinge 56 quilômetros por hora.

Ao todo, o Alef Model A pesa 850 quilos, o que lhe qualifica como um veículo ultraleve. As primeiras unidades dele devem ser entregues em 2025, depois que a empresa conseguir as aprovações regulatórias necessárias.

Em 2023, a Administração Federal de Aviação dos EUA deu à Alef um certificado especial de aeronavegabilidade, que lhe permitiu finalidades limitadas, como exposição, pesquisa e desenvolvimento do seu carro voador.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

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