icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 aplicativos para aprender a tocar instrumentos no celular

POR Erik Ely EM Curiosidades 09/09/20 às 00h30

capa do post 7 aplicativos para aprender a tocar instrumentos no celular

Podemos afirmar que aprender a tocar instrumentos não é uma tarefa nada fácil. No entanto, atualmente, estamos vivendo em tempos onde tudo é possível pelo celular. Portanto, já fazemos videochamadas, jogamos videogame e até fazemos exercícios com a ajuda de um smartphone, mas será que é possível aprender um instrumento musical com celulares e tablets?

Nas lojas de aplicativos, temos diversas opções de aplicativos que, de maneira gratuita, ensinam caminhos e técnicas diferentes para conhecer cada instrumento da melhor forma possível. Desse modo, os instrumentos ensinam também ensinam notas e afinação. Mas, claro, para, de fato aprender, é necessário o uso desses aplicativos aliados à prática e ao estudo. De toda forma, esses são alguns apps que já são uma mão na roda para facilitar essa jornada.

1 - Yousician (disponível para Android e iOS)

Para quem busca aprender o básico, o aplicativo Yousician é a pedida certa. Desse modo, o aplicativo pode ser usado no aprendizado de guitarra, baixo, ukulele, piano e até canto. Além de exercícios, o app também conta com videoaulas e um sistema de gravação que ajuda com erros e acertos. Esse sistema de gravação também pode ser combinado com um acervo de mais de mil músicas diferentes para ajudar nos estudos.

2 - Simply Piano (disponível para Android e iOS)

Se, para você, a ideia é aprender piano, nesse caso, recomendamos o Simply Piano. Podendo ser combinado a um instrumento ou mesmo a versão virtual do teclado, o app ajuda no estudo de notas, escalas e posições das mãos. No aplicativo, também é possível encontrar uma vasta lista de exercícios e músicas para serem praticadas.

3 - Complete Rhythm Trainer (disponível para Android)

Bastante parecido com o funcionamento de jogo, esse aplicativo nos ajuda a compreender melhor como funciona o ritmo. Dito isso, temos uma série de exercícios que nos permite entender melhor ritmos, compassos e colcheias. Ao todo, são mais de 250 exercícios diferentes e divididos em níveis que avançam conforme a prática do usuário.

4 - Functional Ear Trainer (disponível para Android e iOS)

Saindo um pouco das mãos, você já tentou treinar seu ouvido? No caso, esse aplicativo acaba sendo voltado para quem já possui alguma técnica em um instrumento e gostaria de tocar uma música decorando o que ouviu, por exemplo. Assim, aqui, temos exercícios diários que simplificam um pouco esse processo.

5 - Cifra Club (disponível para Android e iOS)

Se você não pretende aprender músicas de ouvido e apenas quer acompanhar as cifras, isso também é possível. Mas, para isso, você irá precisar do app do Cifra Club. Com um acervo de mais de 500 mil cifras, o site possui um conteúdo extremamente rico e fácil de ser utilizado.

6 - Music Tutor (disponível para Android e iOS)

No começo, quando estamos aprendendo notas musicais e partituras, tudo pode parecer confuso. Por isso, sempre é bom recorrer a métodos dinâmicos e divertidos. Para isso, temos o app Music Tutor, que conta com uma espécie de quiz musical para acertar diferentes as notas.

7 - GuitarTuna (disponível para Android e iOS)

Já sendo utilizado por muitos músicos, muita gente não sabe que é possível afinar um instrumento de corda pelo celular. Dessa forma, com o app, é possível gravar o som pelo microfone ou tentar aproximar o som com a nota dada no aplicativo. Entre os mais diversos instrumentos, podemos afinar guitarra, violoncelo, cavaquinho, baixo e outros.


Próxima Matéria
Via   CanalTech  
Imagens CanalTech Amazon
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest