O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama e que vem servida em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos. Ele já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por conta do valor monetário. O que se sabe é que, desde sua época gloriosa, nunca saiu do gosto do povo.
Há quem não consiga começar o dia sem um cafezinho ou aqueles que nem conversam pela manhã, se não sentirem aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. Para os incuráveis amantes de café, qualquer hora é hora de tomá-lo.
O amor pela bebida pode ser uma coisa quase universal e conhecida por todos. Mesmo sendo conhecido há muito tempo, isso não quer dizer que o café também não teve suas mudanças com o tempo.
Por exemplo, o café orgânico tem se destacado bastante entre os consumidores. Um dos pontos que tem aumentado a popularidade desse tipo de café são os benefícios que ele traz e a consciência e preocupação ambiental de quem o produz.
Além disso, o sabor e o aroma vindo dos grãos das arábias, que figuram entre os mais nobres, também são um ponto a mais para os cafés orgânicos. Mas isso não é tudo que o café orgânico pode oferecer para quem o consome.
Dentre os benefícios, esse tipo de café não destrói os recursos naturais e a biodiversidade de onde ele está sendo cultivado. Justamente por isso que ele é sustentável, além de durante todo o seu processo o solo ser protegido e recuperado depois que a colheita é feita.
O café orgânico também é o tipo mais natural e puro possível, trazendo todos os benefícios dos seus grãos. Até porque, em todo seu processo não é usado nenhum tipo de agrotóxico, fungicidas, inseticidas e outras substâncias consideradas sintéticas. Por isso, não causa contaminação nem no solo e nem em quem o bebe.
Por ser todo natural, o produtor do café orgânico não cultiva plantas geneticamente modificadas, chamadas de transgênicos, o que resulta em uma maior diversidade.
Com todos esses pontos, não é de se espantar que esse tipo de café esteja ganhando o gosto das pessoas. Então, trouxemos cinco opções de café orgânico para você incorporar no seu dia a dia.
1 – Café orgânico ONE em cápsulas, da Native
2 – Café orgânico em grãos, da Orfeu
3 – Café orgânico em cápsulas, da Latitude 13
4 – Café orgânico torrado, da Dutra
5 – Café orgânico torrado em grãos, da 3 Corações
O café realmente é uma paixão nacional. Tanto que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), ele é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água.
Esse pode ser um dado benéfico. Até porque, o café pode ser um grande aliado para a saúde, já que a cafeína não apenas estimula, como também tem vantagens para a prática esportiva. Isso porque ela é uma substância que ativa os músculos e dá um maior rendimento durante o exercício, além de ajudar a perder peso simultaneamente.
Entretanto, essas não são as únicas vantagens dela. A cafeína aumenta a energia porque ajuda na absorção do corpo dos hidratos de carbono. Assim, existe mais glicose disponível para ser aproveitada pelos músculos.
Ela também é uma ótima aliada no aumento da resistência física. Até porque, a cafeína aumenta a quantidade de adrenalina no cérebro e atua como um estimulante mental, que obriga a pessoa a ter um esforço maior durante mais tempo.
Outra vantagem da cafeína é que ela diminui as dores musculares durante o treino. Já que em comparação, as pessoas, que não bebem café de forma habitual, sentem mais os efeitos dessas dores.
A bebida também possui vantagens quando o assunto são doenças. De acordo com vários estudos, a relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson são relacionadas, ao passo que o consumo dela diminui aproximadamente 60% as chances da doença. Isso acontece porque, aparentemente, a cafeína tem um efeito protetor para o cérebro sempre que ingerida com moderação.
Fonte: Metrópoles
Imagens: Produtos finos, Gazeta do povo, Nosso foco