A cada dia que passa, nós chegamos mais perto do colapso ambiental. Problemas no meio ambiente, como aquecimento global e buraco na camada de ozônio, são uma ameaça à vida humana, como também é um perigo para a permanência de qualquer ser vivo no planeta Terra. Mas um dos problemas ambientais que mais preocupam é a poluição, e suas consequências.

Dessas, uma forma que está mais evidente é a poluição de plástico que é descartado na natureza. O material pode demorar até mais de 600 anos para se decompor no meio ambiente. De acordo com o estudo de especialistas no assunto, o tempo médio de biodegradação do plástico é de 50 anos para copos plásticos, 200 anos para canudinhos e cerca de 450 anos para garrafas plásticas.

A poluição de plástico acarreta uma infinidade de consequências naturais. Por isso mesmo, o homem deveria ter mais cuidado com o que faz com os produtos ou resíduos de plástico.

É estimado que cheguem aos mares todos os anos mais de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos. E de acordo com a World Wide Fund for Nature, essa quantidade é a mesma coisa de se jogar um caminhão cheio de plástico nos mares a cada minuto.

Publicidade
continue a leitura

Material

O material é considerado um dos que mais afeta os ecossistemas, por isso várias alternativas para ele estão surgindo. Uma dessas alternativas para diminuir o uso de plástico foi criada por Julian Lechner. Esse jovem alemão criou xícaras que são feitas a partir de resíduos de café.

O café já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por valor monetário E mesmo que esse tempo já tenha passado o amor pela bebida ainda existe no mundo todo. Mas tomar aquele cafézinho de manhã fora de casa todos os dias pode fazer com que quantidades de plástico jogadas fora no ambiente aumente e muito. E foi pensando em um jeito de combinar a bebida com a sustentabilidade que Lechner teve sua ideia.

Publicidade
continue a leitura

A chamada Kaffeeform que faz uma xícara sustentável e resistente feita com os resíduos do café. Depois de anos tentando Lechner foi bem sucedido e conseguiu criar não só a xícara, mas também copos de outros tamanhos. E até copos com tampas para facilitar que as pessoas levem para outros lugares.

Os materiais são todos em tons escuros e tem um eve cheiro de café torrado. Além disso, eles são resistentes à temperatura, são biodegradáveis e o melhor de tudo, são baratos. Os produtos custam aproximadamente 12 euros, que convertidos são uns 75 reais.

Fabricação

Publicidade
continue a leitura

Alguns colaboradores da empresa passam por diferentes cafeterias em Berlim, que já são pré selecionadas, coletando seu café moído. Então eles levam esse café para uma oficina de resíduos onde eles são processados para fazer os copos. E depois disso, os copos são embalados e enviados para as cafeterias, lojas ou então para os consumidores.

De acordo com a Kaffeform a missão da empresa é mudar os hábitos dos consumidores dando a eles opções e inspirando as pessoas a incorporar a sustentabilidade em suas vidas. Além também de incentivar a reutilização de produtos e matérias-primas.

A empresa não vende seus produtos somente na Alemanha. Eles também são entregues na Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Portugal, Espanha, e outros países da Europa. E em 2018, a ideia de Lechner deu a ele o Red Dot Product Design Award, que é um dos principais prêmios de design do mundo.

Publicado em: 22/05/20 14h32