Cientistas encontraram poeira estelar na Terra que é mais velha que nosso Sistema Solar
Tempo de leitura:2 Minutos, 5 Segundos

Cientistas encontraram poeira estelar na Terra que é mais velha que nosso Sistema Solar

Como seria possível uma poeira estelar ser mais velha do que o nosso Sistema Solar? Bom, algumas partículas coletadas na atmosfera superior da Terra, originalmente depositadas por cometas, por incrível que pareça são mais antigas que o nosso Sistema Solar. Quem fez essa afirmação claramente não fomos nós, mas sim cientistas que estudaram tal poeira.

Segundo os estudiosos, esses pequenos pedaços de poeira estelar poderiam nos ensinar sobre como planetas e estrelas se formam, tudo desde o início. Ficou curioso com o assunto, caro leitor? A Fatos Desconhecidos fala mais sobre tal poeira que deixou muitos cientistas ‘encucados’.

A poeira estelar mais velha que nosso Sistema Solar

Acredita-se que essas partículas cósmicas tem pelo menos 4,6 milhões de anos e já viajou por distâncias consideráveis. A equipe de cientistas que está na pesquisa está confiante de que estão analisando os materiais básicos que compõem os corpos planetários que estão atualmente girando em torno do nosso Sol. Para quem estuda as origens do Universo, é uma descoberta fantástica.

A pesquisadora Hope Ishii, da Universidade do Havaí, fez a seguinte declaração sobre o estudo: “Nossas observações sugerem que esses grãos exóticos representam a poeira interestelar pré-solar sobrevivente que formou os blocos de construção de planetas e estrelas.”

“Se temos na ponta dos dedos o material inicial da formação planetária de 4,6 bilhões de anos atrás, isso é emocionante e possibilita uma compreensão mais profunda dos processos que se formaram e os alteraram desde então”, completou a pesquisadora.

Sendo assim, essa também poderia ser uma chance cara de estudar o material que formou o nosso Sistema Solar. A equipe de cientistas acham que o Sistema Solar se desenvolveu a partir de um disco colapsado de nuvens gasosas em torno do Sol, porém é preciso fazer o uso de simulações em computadores para elaborar uma hipótese.

Origem de planetas e estrelas

O silicato , o carbono e o gelo amorfos que existiam há bilhões de anos foram obliterados ou retrabalhados nos planetas que temos hoje, com a forma original dessas substâncias agora encontrada principalmente nos cometas.

Ao invés de capturar cometas, os especialistas resolveram usar amostras coletadas por uma aeronave estratosférica na NASA, onde partículas queimadas de cometas eventualmente se instalaram na atmosfera da Terra.

Agora nos resta esperar mais resultados desse estudo e ter esperança que essa equipe de cientista possa fazer descobertas que realmente contribuam com o nosso conhecimento. Mas e você, sabia dessa descoberta? Acha que ela pode trazer conhecimentos relevantes para a comunidade científica? Comente!