Curiosidades

Cientistas explicam por que o Meridiano de Greenwich não está onde deveria

0

Quando estamos na escola aprendemos que o Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que vai de norte a sul do planeta e é considerada como o marco zero para as observações astronômicas. No entanto, há alguns anos os cientistas fizeram a descoberta de que ele não está exatamente onde deveria estar.

O que eles descobriram foi que o Meridiano de Greenwich é visto a cerca de 100 metros de distância do seu lugar original. Em 1884, o Meridiano de Greenwich foi escolhido como sendo o principal meridiano, uma linha que corta a Terra de norte a sul, do planeta. Nessa época, porta-vozes de 25 países fizeram uma reunião para decidir qual seria o meridiano principal e o de Greenwich ganhou por 22 votos.

Meridiano de Greenwich

Tecmundo

Ele também é chamado de “primeiro meridiano” e, hoje em dia, é visitado por milhares de turistas do mundo todo. Essa famosa linha imaginária divide os hemisférios oriental e ocidental do planeta e pode ser visitada no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra. No entanto, o meridiano real fica a cerca de 100 metros de distância desse local tido como “original”.

“Estamos sempre contando essa história, afirmando que, à medida que refinamos nossas medições e obtemos tecnologia melhor, é claro que essas coisas mudam, porque queremos ter os melhores dados possíveis. Acho que seria brilhante ter um marcador no parque, para atualizar a história da linha meridiana de Greenwich para o século XXI. No momento, a coisa mais próxima de um marcador é uma lata de lixo”, disse Marek Kukula, astrônomo do Observatório Real de Greenwich.

Por que ele não está onde deveria?

Tecmundo

De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Geodesy, uma equipe de cientistas disse que o Meridiano de Greenwich real fica a aproximadamente 102 metros para o leste de onde é o local escolhido originalmente.

Essa confusão é explicada de uma forma bem simples. Conforme pontuaram os cientistas, os dispositivos de GPS vistos hoje em dia têm uma tecnologia mais avançada e conseguem fazer cálculos mais exatos. Com isso, o verdadeiro Meridiano de Greenwich está localizado perto de uma lixeira no Greenwich Park.

Em 1984, os cientistas usaram dados de um telescópio para confirmar a localização atual do Meridiano de Greenwich. No entanto, o novo estudo sugere que o telescópio usado não estava completamente ajustado. E com várias atualizações de sistemas GPS que foram feitas desde 1984, os pesquisadores foram vendo que o local correto do meridiano é um pouco mais longe do que se pensava anteriormente.

“Com os avanços da tecnologia, a mudança no meridiano principal era inevitável. Talvez um novo marcador deva ser instalado no Parque de Greenwich para o novo meridiano principal”, disse Ken Seidelmann, astrônomo da Universidade da Virgínia, nos EUA, e coautor do estudo.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo

Nasa identifica mancha solar perigosa quatro vezes maior que a Terra

Artigo anterior

Carl Sagan estava certo! Somos feitos de poeira estelar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido