Curiosidades

Cigarro pode ser fonte de combustível verde e fertilizante

0

Vício nenhum é bom, principalmente se ele te prejudica de alguma forma. Mesmo os vícios “inocentes” são muito prejudiciais, porque tudo em excesso faz mal, ainda que minimamente. O cigarro, por exemplo, é um vício mortal. Ele prejudica a saúde, e quanto maior o tempo de uso, maiores são as chances de que isso traga grandes problemas para a vida do fumante.

Mesmo assim, infelizmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada cinco pessoas no mundo fuma. Como se isso já não fosse um problema grande o bastante, também existe a questão das bitucas de cigarro, que são um problema ambiental muito grande.

Felizmente, os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Kaunas, na Lituânia, descobriram uma forma inovadora de reciclar esses resíduos. Para isso, eles se basearam em um método chamado pirólise. Através dele, eles extraíram uma substância chamada triacetina. Ela pode ser usada como um aditivo para o biodiesel, que é um combustível biodegradável e renovável.

A triacetina é uma substância que ajuda a diminuir o custo e a emissão de gases de efeito estufa. Geralmente, ela é feita quimicamente, o que acaba gerando resíduos e substâncias tóxicas. Contudo, os pesquisadores descobriram que as bitucas de cigarro são ricas nessa substância, já que ela é usada como plastificante no filtro dos cigarros.

Bituca de cigarro

Olhar digital

Sabendo disso, eles fizeram vários experimentos, nos quais submeteram as bitucas de cigarro a temperaturas bem altas em um reator e sem oxigênio. Como resultado desse processo eles obtiveram três produtos: óleo, carvão e gás.

Esse óleo tinha 43% de triacetina, justamente por isso que ele foi o produto que mais interessou os pesquisadores. Até porque, com isso ele poderia ser usado como aditivo para o biodiesel.

Mas isso não quer dizer que os outros dois produtos não tivessem potenciais aplicações. Eles poderiam ser usados como fertilizante, absorvente, armazenamento de energia e geração de calor.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas compram em média 6,5 trilhões de cigarros anualmente no mundo todo. Como resultado, são produzidos mais de 1,1 milhão de toneladas de resíduos por ano.

O estudo mostra que esses resíduos têm quantidades grandes de produtos químicos tóxicos, cancerígenos, fibras microplásticas e elementos radioativos que precisam de uma atenção especial.

“Em nosso grupo de pesquisa trabalhamos nos temas de reciclagem e gestão de resíduos. Por isso, estamos sempre em busca do resíduo, que está presente em grandes quantidades e possui uma estrutura única”, disse Samy Yousef, pesquisador-chefe da Universidade de Tecnologia de Kaunas.

Ideia original

Terra

Ainda conforme ele, as bitucas de cigarro são fáceis de serem coletadas porque existem vários sistemas de empresas especializadas. E os pesquisadores apontam que essa é uma abordagem original porque veem as bitucas de cigarro como uma mistura, sem ter a necessidade de separar os seus componentes.

“Existem estudos que, assim como nós, estão usando a pirólise como método, mas estão aplicando apenas nos componentes do filtro. Nesse caso, é necessário o pré-tratamento do material para separar todos os componentes, seu descarte requer cuidados especiais e, devido ao processo tecnologicamente complicado de separação dos componentes dos resíduos de cigarro, isso não é economicamente viável”, disse Yousef.

Depois de vários experimentos de pirólise, feitos em diferentes temperaturas, os pesquisadores conseguiram retirar óleo (38–39,5% em peso), carvão (25,7–27,7% em peso) e gás (33–36,4% em peso) dos resíduos dos cigarros.

Conforme pontua Yousef, todos eles têm aplicações reais. No caso do carvão, ele é poroso e rico em cálcio, por conta disso, ele pode ser usado como fertilizante, ou então para o tratamento de águas residuais como absorvente e armazenamento de energia.

Enquanto isso, o gás pode ser usado para finalidades energéticas. Já o óleo, que é rico em triacetina, tem o uso potencial como aditivo ao biodiesel para diminuir o custo.

Resíduos e reciclagem

Olhar digital

Entretanto, para que tecnologias emergentes de tratamento de resíduos sejam integradas a um sistema de economia circular é preciso que haja um sistema de coleta, uma estratégia de reciclagem e uma infraestrutura adequada.

No caso das bitucas de cigarro, cestos de lixo metálicos e cinzeiros são usados para coletá-las de forma separada dos resíduos sólidos.

O que os pesquisadores propõem é uma estratégia de reciclagem envolvendo o tratamento por pirólise a 750°C. Isso porque ele consegue converter, de forma térmica, as bitucas de cigarro em carvão, gás e óleo.

Como isso ainda não existe, segundo Yousef, eles irão analisar outras possibilidades de usar esses resíduos do cigarro.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Terra

Spotify revela retrospectiva de músicas e artistas mais ouvidos de 2023

Artigo anterior

Você gosta de banho quente? Veja o que a ciência fala sobre esse hábito

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido