Curiosidades

Cochilo diminui estresse e ajuda memória. Saiba o melhor horário para tirar um

0

Dormir pode ser considerado um dos prazeres da vida por várias pessoas. E esse sono pode vir de várias formas, desde horas de sono até uma boa soneca. Existem as pessoas que amam tirar um cochilo depois do almoço antes de voltar para o trabalho, mas nem sempre isso é possível.

Muitas pessoas podem ver o cochilo como um luxo, enquanto que para outras ele é uma maneira de manter o estado de alerta e o bem-estar. O fato é que ele pode trazer alguns benefícios tanto imediatos como a longo prazo para a saúde física e mental e para o bem-estar.

“Não substitui o sono convencional e reparador, composto por quatro fases e de em média 8 horas. Mas estudos sugerem que cochilos entre 10 e 30 minutos podem sim ser benéficos para o desempenho cognitivo e físico”, informou Bruno Burjaili, neurocirurgião funcional com especialização pelo Hospital A.C. Camargo.

Benefícios do cochilo

Forbes

Preserva a saúde do cérebro

De acordo com um estudo feito em 2023 pelos cientistas da University College London, no Reino Unido, e da Universidade da República, no Uruguai, foi visto que cochilos habituais estão relacionados, a longo prazo, com um cérebro maior e menos propensão para doenças como hipertensão, diabetes e demência.

O estudo foi feito tendo como base dados de 35 mil pessoas entre 40 e 69 anos.

Diminui o estresse

Um cochilo durante o dia pode diminuir os níveis de cortisol, que é um hormônio liberado como resposta ao estresse. Por conta disso, o cochilo provoca um estado de relaxamento, regulariza os batimentos cardíacos e a respiração, diminui a tensão acumulada e ajuda a pessoa a enfrentar os desafios de uma forma mais tranquila.

“O cochilo tende a ser espontâneo, não é planejado, o que evita a ansiedade e seus impactos. Por outro lado, no sono convencional (noturno e na cama), costumamos sofrer mais com pensamentos e sentimentos nocivos recorrentes, que são causas frequentes para a insônia”, disse Bruno Burjaili, neurocirurgião.

Mantém a concentração

Segundo um estudo da Universidade de Saarland, na Alemanha, publicado em 2015, dormir 45 minutos pode melhorar a memória em cinco vezes. “O sono mais longo ajuda o cérebro a consolidar informações recém-adquiridas”, disse Júlio Pereira, médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e neurocirurgião.

Ajuda a chegar a conclusões lógicas

De acordo com um estudo feito pela NASA, tirar um cochilo de 26 minutos depois da refeição principal pode aumentar o raciocínio em 34% e a tomada de decisão certa em até 54%.

Eleva o humor

Outra descoberta da NASA foi que dormir por 10 minutos diminui a adenosina, que é uma substância do cérebro responsável pela sensação de sono. Consequentemente, isso aumenta a energia física e mental e mantém o humor equilibrado, fazendo com que a pessoa fique mais emocionalmente resiliente.

Aumenta a criatividade

Um cochilo de uma hora e meia a duas horas consegue percorrer o ciclo de sono completo. Com isso, a criatividade é melhorada porque a pessoa entra na fase REM, e esse sono profundo estimula o hemisfério direito do cérebro, que é relacionado à intuição e capacidade de expressão.

“Eventualmente algumas pessoas conseguem entrar antes na fase REM (a última do ciclo do sono, de uns 10 minutos, e que se repete por quatro vezes ao longo da noite)”, afirmou Wimer Bottura, psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da USP.

Rejuvenesce a cognição 

Como o cérebro vai regredindo com a idade, o cochilo pode ser uma forma de ajudá-lo a ficar jovem por mais tempo. Tanto é que foi descoberto que esse hábito consegue retardar o envelhecimento entre três e seis anos. “E evita Alzheimer, depressão e apneia do sono”, disse Pereira.

Ajuda no desenvolvimento

Os cochilos são recomendados e essenciais para as crianças até três anos para que elas possam desenvolver o sistema nervoso e do cérebro. Além disso, os cochilos também são uma ótima forma de prevenir acessos de raiva, birras e fadiga.

Aumenta o desempenho intelectual

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, com o cochilo a mente é revitalizada e isso faz com que ela fique aguçada, menos sujeita a sobrecargas e preparada para o aprendizado, especialmente na fase escolar.

Qual melhor hora?

Catraca livre

O recomendado pelos médicos é que os adultos tirem somente um cochilo por dia para ter um “gás” para terminar suas tarefas do dia. O indicado é que ele seja tirado logo depois do almoço, mais especificamente, entre 13h e 16h. Isso porque, levando em consideração que as atividade começam de manhã, a pessoa estará no meio do caminho entre a hora que acordou e a hora de dormir.

Contudo, se esse cochilo durar mais de 30 minutos ou for feito mais de uma vez no dia ele pode acabar atrapalhando o sono noturno, ou a pessoa pode acordar mal-humorada, sonolenta e sem vontade de fazer nada.

“Claro que é preciso considerar o contexto de vida da pessoa, o tipo de atividade que ela exerce, quantas horas ela está sem dormir. Mas não é ideal que se estimule tirar cochilos frequentes”, concluiu Bottura.

Fonte: VivaBem

Imagens: Forbes, Catraca livre

Trend do “contorno natural” com protetor solar traz alerta para saúde

Artigo anterior

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano acusado de matar a ex-mulher

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido