Notícias

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano acusado de matar a ex-mulher

0

Morreu nesta quinta-feira, 11, o jogador de futebol OJ Simpson, falecendo aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas o atleta enfrentava um câncer, e acredita-se que esse foi o principal motivo.

O.J. Simpson se tornou uma figura popular não apenas no esporte, mas também pelas acusações de assassinar sua então ex-esposa Nicole Brown, e seu amigo Ronald Goldman. Na época, ele recebeu o veredito de inocente após um julgamento.

Orenthal James Simpson iniciou sua vida pública como jogador de futebol americano universitário, alcançando sucesso ao vencer o Troféu Heisman como o melhor jogador do país. Mais tarde, ele se destacou na NFL, a principal liga do esporte.

Após se aposentar como atleta, ele entrou para o cinema, protagonizando vários sucessos de bilheteria, principalmente na trilogia “Corra que a Polícia Vem Aí”, com Leslie Nielsen. Além disso, ele apareceu em muitos comerciais de televisão.

Via Wikimedia

Assassinato de Nicole Simpson

Em 1994, ocorreu o assassinato a facadas de Nicole Brown Simpson, ex-mulher de OJ Simpson, e de um amigo dela, Ron Goldman, na casa dela em Los Angeles.

O.J. Simpson apareceu como o principal suspeito e foi preso após uma perseguição em um Ford Bronco, viajando em baixa velocidade pelas estradas do Sul da Califórnia.

A perseguição policial, que se estendeu por quase 100 km, teve transmissão ao vivo para uma audiência de 95 milhões de telespectadores pela TV americana.

O julgamento de Simpson por duplo homicídio atraiu enorme interesse público, com meticuloso acompanhamento pela imprensa da época.

Inocente

Simpson teve absolvição dessas acusações em 1995 por um júri de Los Angeles. No entanto, o caso recebeu críticas ferrenhas como um circo midiático. Publicamente, levou o nome de “Julgamento do Século”, protagonizado por advogados famosos.

Uma reviravolta ocorreu no caso: encontraram um par de luvas na cena do crime, que se apresentaram como sendo do assassino. Contudo, elas não couberam nas mãos do atleta.

O veredicto teve muito ceticismo por muitos americanos, e a opinião sobre a culpa do atleta foi fortemente dividida em termos raciais.

A polícia nunca identificou outro suspeito nos assassinatos de Brown e Goldman, e os homicídios nunca foram oficialmente resolvidos.

Processo civil

Via Flickr

Mesmo que OJ Simpson tenha as absolvições das acusações criminais, ele enfrentou um processo civil em 1997. Nesse, recebeu condenação, e precisou pagar US$ 33,5 milhões em danos à família de Ron Goldman.

Isso marcou o início de sua queda como figura pública. Em 2007, foi para a prisão em Las Vegas por assalto com arma, após roubar itens esportivos de um hotel. Durante o interrogatório policial, ele afirmou que o ex-atleta teria roubado as peças dele.

Condenado, Simpson cumpriu nove anos de prisão. Finalmente, saiu sob condicional em 2017 e finalizou sua pena em 2021.

Série

O julgamento de O.J. Simpson por duplo homicídio atraiu tanta atenção mundial que inspirou uma série de televisão produzida pelo canal FX. Intitulada “The People vs. OJ Simpson: American Crime Story”, a série estreou em 2016.

Sendo baseada em um caso célebre e com alto investimento, ela alcançou visibilidade e aclamação. Inclusive, recebeu um Emmy de documentário inspirado em histórias reais.

Mesmo com as absolvição, a reprodução midiática aumentou ainda mais as opiniões sobre a culpabilidade de Simpson.

Nos dias atuais, muitas pessoas se lembram dele somente por esse episódio, apesar da importância no cenário atlético.

Por isso, muitas celebridades que acompanharam a carreira no esporte e na televisão se manifestaram sobre a morte do ator aposentado, especialmente pela doença que ele enfrentava.

Enquanto isso, outras pessoas ainda não acreditam na inocência do jogador, e, com sua morte, se encerra um capítulo importante de uma possível impunidade e veredito equivocado.

Não existem informações públicas sobre enterro e sepultamento, e a família pediu privacidade nesse momento.

 

Fonte: G1

Imagens: Flickr, Wikimedia

Cochilo diminui estresse e ajuda memória. Saiba o melhor horário para tirar um

Artigo anterior

Sol zumbi pode destruir a Terra um dia, alertam cientistas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido