Curiosidades

Cochilos curtos podem ajudar a pessoa a levar uma vida com mais energia, mostra especialista

0

Dormir pode ser considerado um dos prazeres da vida por várias pessoas. E esse sono pode vir de várias formas, desde horas de sono até uma boa soneca. Existem as pessoas que amam tirar um cochilo depois do almoço antes de voltar para o trabalho, mas nem sempre isso é possível, ainda mais se a pessoa mora longe de onde trabalha.

Muitas pessoas podem ver o cochilo como um luxo, enquanto que para outras ele é uma maneira de manter o estado de alerta e o bem-estar. O fato é que ele pode trazer tantos benefícios como desvantagens.

O especialista em dor orofacial, Steven Bender, tem uma formação extensa em medicina do sono e como ele afeta o bem-estar de uma pessoa. Isso é visto por conta da relação entre o sono e alguns problemas, como por exemplo, dores faciais e dores de cabeça.

Benefícios do cochilo

Jornal da Franca

Com relação ao cochilo, um estudo mostrou que existem vários benefícios em cochilar. Ele pode melhorar o funcionamento mental e a memória, além de também melhorar o estado de alerta, tempo de reação e atenção da pessoa.

Além disso, os cochilos curtos estão relacionados com o aumento da produtividade e criatividade. E como o cochilo parece melhorar o pensamento criativo, em algumas empresas, é possível encontrar salas de cochilo.

Outro ponto positivo é que ao que tudo indica, o cérebro usa o momento da soneca para processar as informações que foram obtidas durante o dia, e isso parece melhorar a capacidade da pessoa em resolver problemas.

De acordo com um estudo pequeno, as pessoas que tiravam cochilos curtos ficavam menos frustradas e impulsivas. Como resultado, elas tinham uma concentração melhor e mais eficiência nas tarefas relacionadas com o trabalho.

E cochilar pode melhorar a capacidade para aprender novas habilidades motoras, como por exemplo, tocar um instrumento. Isso acontece porque as memórias ou habilidades são consolidadas no cérebro no momento do sono, seja ele de uma noite toda ou um rápido cochilo.

O estresse também pode ser diminuído com o cochilo. Tanto é que um estudo descobriu que sonecas de 20 minutos melhoraram o humor dos participantes. Já os cochilos mais longos, maiores do que 30 minutos, geralmente não estavam relacionados com uma melhora de humor e aumento do bem-estar.

Um outro ponto positivo para os cochilos é que eles podem estar relacionados com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Até porque, se as pessoas ficam acordadas mais do que elas devem, existe uma tendência a um acúmulo de substâncias químicas de “lutar ou fugir” no corpo. Conforme mostram estudos, um sono mais consciente ajuda na diminuição desses produtos químicos, o que por sua vez ajuda a normalizar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. E o cochilo pode ajudar nesse processo.

Técnica

Mexido das ideias

Mesmo que o cochilo traga vários benefícios, da mesma forma que existem as pessoas que têm dificuldade em dormir à noite, existem aquelas que também acham o ato de tirar uma soneca difícil.

As pessoas que não estão dormindo o suficiente devem tirar mais cochilos. Contudo, não se pode substituir o sono apenas por sonecas. Isso porque o cérebro humano precisa de, pelo menos, um ciclo de sono mais longo por noite para que ele mantenha tudo funcionando.

Além disso, o sono REM tem três estágios, e cada um deles é importante por diferentes razões. Acredita-se que o terceiro estágio está especialmente envolvido na restauração e recuperação do cérebro e na manutenção do sono em geral.

Um fato importante é que tudo isso dura aproximadamente de 70 a 120 minutos por ciclo. Então, com quatro ou cinco horas de sono a pessoa recebe todos os componentes necessários para um bom descanso, além disso, a soneca pode ajudar a complementar.

Se uma simples soneca não faz efeito suficiente para algumas pessoas, Banks dá outro hack. Esse é especialmente bom para os amantes de café.

“Um membro da nossa equipe publicou um artigo no ano passado sobre o ‘nappuccino’. É basicamente tomar um café antes de tirar uma soneca”, explicou ele.

Isso funciona porque a cafeína bloqueia um composto, chamado adenosina, de se acumular no cérebro. Desse modo, a adenosina diminui a taxa de disparo do cérebro e ajuda as pessoas a dormirem. Então, quando a pessoa dorme ela é renovada para começar o dia de novo.

Fonte: Science alert

Imagens: Jornal da Franca, Mexido de ideias

Cientistas descobriram um uso incrível para as sobras do café

Artigo anterior

Cheirar um alimento não o salvará de uma intoxicação alimentar. Especialista explica o motivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido