Curiosidades

Coisas que podem mudar a cor de seu olho

Heterocromia ocular
0

Você já deve ter pensado que gostaria de ter outra cor de olho, como verde, cinza, azul ou um marrom profundo. Você também já deve ter imaginado que a cor do olho é uma coisa que simplesmente não podemos mudar. Mas você já percebeu que seus olhos ficam mais claros em um dia ensolarado ou mais escuros quando está com raiva? Eles podem mudar de cor por uma série de razões, além da iluminação do ambiente e do seu estado de espírito.

Envelhecimento

Bebê

Reprodução

A primeira das coisas que pode mudar a cor do seu olho é a melanina e o envelhecimento. Se um bebê nasceu com olhos cinzas, provavelmente não vai continuar assim, então não deveria se surpreender se mais tarde ficasse com olhos azuis ou marrons.

Sendo assim, os olhos azuis são resultado de uma baixa quantidade de melanina na íris do olho, ou seja, a parte colorida. Então, esses olhos refletem mais luz ao invés de absorver. Esse fenômeno se chama o efeito Tyndall e explica porque o azul é tão vibrante e transparente.

No entanto, a cor dos olhos de um bebê de 3 a 18 meses pode ficar mais escura se a quantidade de melanina aumentar. Dependendo dessa quantidade, um bebê que nasceu com os olhos azuis pode acabar tendo olhos verdes, castanho claro ou até castanho escuro.

Quanto mais escuro, mais melanina foi criada na íris. Inclusive, pode ser que a cor final dos olhos só seja definida aos 12 anos de idade! Mas o efeito reverso não acontece, então um bebê com olhos marrons não vai eliminar a melanina presente. 

Por conta da maior quantidade de melanina nas bordas da íris, é nessa região que a luz é mais absorvida, resultando naquele gradiente que percebemos.

Acidente

Heterocromia ocular

Reprodução

Outra coisa que pode mudar a cor dos seus olhos é um acidente. Segundo o médico Ivan Schwab, um representante da Academia Americana de Oftalmologia, traumas na cabeça ou nos olhos podem resultar em uma condição chamada heterocromia.

Isso é quando cada olho tem uma cor diferente. Claro que isso pode ser genético e nem todo mundo com heterocromia é assim porque bateram suas cabeças. Porém, quando isso acontece, os melanócitos do olho são agitados, podendo transformar o olho em mais escuro ou mais claro. Só que isso não é uma coisa boa! 

Se a heterocromia for resultado de trauma, isso requer atenção médica imediata. O médico também afirma que pode ser sintoma de uma condição chamada Síndrome de Horner, glaucoma pigmentar ou diabetes avançada. Nesse caso, é não é saudável mudar a cor dos olhos, mas há outra forma natural disso acontecer.

Estado emocional

Homem nervoso

Reprodução

Seus batimentos cardíacos, respiração e pressão arterial mudam quando você sente certas emoções, porém, não é só isso que muda. A maior parte de nós já sabe quais são as reações de nossos corpos quando sentimos algo, como tremedeira ou calor, assim, um estudo recente revelou que as emoções também mudam a cor de seu olho.

De acordo com a emoção, os pigmentos nos olhos se comprimem ou se distanciam, mudando a cor dos olhos no momento em que a pupila se alarga ou se estreita. A pupila, por sua vez, muda em diversos cenários, como quando estamos bravos.

Nessa situação, a pupila cresce e comprime a melanina da íris. Além disso, a iluminação também altera a cor dos olhos. Quando estamos olhando algo bem iluminado, a pupila se estreita, deixando os olhos mais claros, com a melanina mais afastada.

Alimentação

Frutas

Reprodução

A alimentação também altera os olhos. Tem até uma área do conhecimento que liga a saúde dos órgãos internos com os olhos que chama iridologia. Contudo, não tem muita prova científica de que haja essa ligação de fato.

O doutor Robert Morse, especialista em saúde natural, com mais de 40 anos de experiência, defende que os olhos estão ligados ao sistema digestivo. Então, se você tiver uma alimentação rica em alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, consegue mudar a cor dos olhos. 

Ele explica que uma concentração alta de tons amarelos significa uma taxa alta de toxinas no organismo. Da mesma forma, ele também explicou que a pigmentação de cada pessoa é diferente e requer uma análise particular. Se você quiser manter os olhos vibrantes, basta comer bastante espinafre! Se quiser tons quentes, coma muito mel e, se quiser uma cor intensa, coma muito frutos do mar.

A Carly Fraser também defende essa teoria. Segundo a própria, ela ficou seis anos com uma dieta crua e vegana e percebeu uma diferença notável nos olhos. Eram verde escuro com partes marrons e, depois de mudar a dieta, ficaram verde claro. Ela também contou que seu sistema digestivo melhorou muito, com todo o organismo funcionando da melhor maneira. Logo, a alimentação pode ser uma forma indireta de mudar a cor de seu olho.

Fonte: Hipercultura

Idoso comemora 121 anos com bolo temático : “O terror do INSS”

Artigo anterior

Esse lago contém a mais antiga forma de vida na Terra, de 3 bilhões de anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido