Entretenimento

7 mitos sobre alimentação que você tem que parar de acreditar

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Contudo, existem vários mitos a respeito da alimentação e nutrição que as pessoas tomam como verdade.

Alguns desses mitos são ensinados para nós desde pequenos, mas não passam de verdadeiras mentiras que foram passadas de geração em geração. Por exemplo, muitas pessoas dizem que consumir muitos ovos pode trazer prejuízos à saúde, mas estudos comprovaram que isso não é verídico. Então, mostramos aqui outros mitos sobre alimentação que muita gente ainda acredita.

1 – Lavar frango ajuda a matar as bactérias

Folha Vitória

Com certeza muita gente acredita e faz isso em casa. No entanto, esse fato não passa de um dos mitos sobre alimentação. Na realidade, lavar o frango cru pode fazer com que as bactérias se espalhem para outros alimentos, utensílios e até mesmo pela bancada.

A melhor forma de eliminar as bactérias desse alimento é tendo a certeza de que  frango foi cozinhado a uma temperatura interna de 75°C. Além disso, também é recomendável usar uma tábua de corte separada para o frango e lavar as mãos quando for manuseá-lo.

2 – Regra dos 5 segundos

Pais e filhos

Esse mito é um dos clássicos e no fundo todo mundo sabe que ele não é verdade. O que não quer dizer que as pessoas não façam. Por mais que a comida tenha ficado no chão por menos de cinco segundos, pesquisas mostram que as bactérias podem aderir à comida nesses poucos segundos.

3 – Chiclete engolido fica no estômago por sete anos

Escola educação

Um dos mitos que as pessoas mais ouvem quando crianças é que se engolirem um chiclete ele ficará no seu estômago por sete anos. Isso é tomado como verdade, mas na realidade está longe de ser.

Por mais que o corpo humano possa não ser capaz de digerir o chiclete de forma adequada, ele não ficará preso no estômago por tantos anos. O que irá acontecer, na verdade, é que quando o estômago se esvaziar, o chiclete será levado através dos intestinos com todo o resto. Então, eventualmente, ele deixará o corpo.

4 – Micro-ondas tiram os nutrientes dos alimentos

Receitas sem fronteiras

A realidade é que independente da maneira que se cozinhe os alimentos, alguma quantidade de nutrientes e vitaminas serão eliminadas. Agora, dentre os mitos, o de que o micro-ondas elimina mais nutrientes do que as outras formas de cozinhar é falso.

O fato de verdade é que menos nutrientes são perdidos nas micro-ondas por conta do fato dele precisar de tempo de cozimento mais curtos e usar menos calor do que o forno ou o fogão.

5 – Três refeições por dia, além de lanches

GE

Um do mitos mais tidos como verdadeiros é o de que as pessoas precisam comer três refeições regulares por dia e lanches. Entretanto, não é bem assim para todos os casos.

Por exemplo, as pessoas que gostam de fazer exercícios físicos costumam comer entre cinco e seis refeições pequenas diariamente. Algumas pessoas pulam o café da manhã, enquanto outras pulam os lanches da tarde. A realidade é que não existem padrões de alimentação certos ou errados. O necessário é que a ingestão de calorias não passe da quantidade que se queima.

6 – Salada é o melhor para emagrecer

Terra

Um dos mitos que muitas pessoas que querem emagrecer acreditam é que a salada é a melhor opção para tal. Isso porque nem todas as saladas são feitas da mesma maneira. Por exemplo, uma salada do tamanho de uma entrada de restaurante pode ter mais de mil calorias, enquanto outras de baixa caloria podem ter vegetais com nutrientes mínimos.

O recomendável é que cada pessoa faça a sua salada em casa com os ingredientes nutritivos que elas precisam.

7 – Não precisa lavar alimentos orgânicos

Blog do pão

Claro que esse é um dos maiores mitos de todos. Esse pensamento é totalmente errado. Até porque, os alimentos orgânicos não são 100% livres de pesticidas. Eles podem, inclusive, ser contaminados durante o transporte.

Por conta disso é sempre recomendável que se lave bem os alimentos que irá consumir. Isso independente se eles são ou não orgânicos.

Fonte: MSN

Imagens: Folha Vitória, Pais e filhos, Escola educação, Receitas sem fronteiras, GE, Terra, Blog do pão

Empregos que você não sabia que queria

Artigo anterior

O que é o power nap?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido