Esportes

Como Abel virou ‘técnico perfeito’ e transformou Palmeiras em bicho-papão

0

Mesmo o Palmeiras não tendo o maior orçamento do país, em 2023 ele chegou para sua terceira temporada consecutiva como sendo o “bicho-papão” do futebol brasileiro. E a razão para isso acontecer tem nome e sobrenome: Abel Ferreira.

Por todo esse sucesso, o clube paga a Abel aproximadamente três milhões de reais por mês, de acordo com o UOL. Mesmo com um salário alto, é entendido pela direção do Palmeiras que Abel e sua comissão técnica são um fator a favor do alviverde na disputa com outros times do país e da América do Sul. Justamente por isso que eles estão avaliando estender o contrato com ele até 2027.

A importância do técnico na história do time é tão grande que ganhou até um documentário: o chamado O Palmeiras da Virada: da reconstrução até os títulos com Abel“, exclusivo do UOL Play. Nele é possível ver bastidores e momentos importantes e marcantes que o técnico já conquistou até o momento. Ao todo são oito títulos em três anos.

Pontos positivos de Abel

Gazeta esportiva

Dentro do Palmeiras existe um consenso de que Abel é capaz de tirar o desempenho máximo dos seus jogadores. Alguns exemplos que cresceram com a produção do técnico foram Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Marcos Rocha e Mayke.

Ele tem mais importância do que sua comprovada qualidade no trabalho técnico e tático. Abel também é tido como uma peça fundamental no trabalho com os atletas que sobem das categorias de base, que é uma das principais apostas do Palmeiras em um momento que o time busca por um clube sustentável.

Da base para o profissional, nomes como Danilo, Gabriel Verón, Endrick e Gabriel Menino são alguns exemplos do trabalho desenvolvido por Abel e Vítor Castanheira, auxiliar que é líder nesse processo de subida dos jogadores.

Além disso, logo que Abel chegou ao Palmeiras ele reforçou a importância da força mental para conseguir superar obstáculos e adversidades. E como ele sempre lembra em coletivas que dá: não é possível ganhar todos os jogos e a importância de manter o foco nos objetivos traçados mesmo após tantas conquistas.

Com isso em mente, Abel leva seu lema “cabeça fria, coração quente”. Essa mentalidade foi assimilada pelos jogadores e foi vista em campo com eles superando adversidades e seguindo seu caminho para as vitórias. Por isso Abel é um dos maiores técnicos da história do Palmeiras.

Palmeiras

Verdão web

A mudança do time e como ele é percebido por seus adversários pode mudar com o tempo. Mas existem alguns fatos do time que fazem parte da sua história e que muitas pessoas podem não saber. A Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundada no dia 26 de agosto de 1914 e desde então tem vários torcedores pelo Brasil todo. Falamos aqui um pouco mais sobre esse time.

Mudança de nome

Muitas pessoas podem não saber, mas o Palmeiras já mudou o seu nome. Isso aconteceu por causa da Segunda Guerra Mundial, porque em 1942 o governo exigiu que os símbolos dos países do Eixo, no caso Itália, Alemanha e Japão, fossem retirados de todos os lugares. Até porque, eles eram países contra quem o Brasil tinha declarado guerra.

Como o nome original do time era Palestra Itália, e esse era um país que estava proibido de ser mencionado, ele acabou se tornando Palestra de São Paulo. Contudo, no mesmo ano veio a decisão de que o melhor a ser feito era homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, extinta em 1930. Isso porque o time ajudou o Palestra a disputar seu primeiro Campeonato Paulista, em 1916.

Cores

Normalmente, quando o nome de alguma marca muda, também mudam as cores e o design, e com o Palmeiras não foi diferente. Anteriormente, por conta do seu nome, as cores do time eram inspiradas na bandeira italiana, ou seja, era tricolor. Entretanto, com a mudança, eles tiraram o vermelho e deixaram apenas o verde e o branco.

Outra mudança foi no escudo do time. Eles tiraram o “I” que representava a Itália, deixando somente o “P” de Palmeiras. Essa mudança acabou que foi bem fácil de ser feita.

Com seu novo nome e uniforme, o Palmeiras ganhou o primeiro jogo e também o título do Campeonato Paulista de 1942 com o placar de 3 a 1 sobre o São Paulo.

Estádio

O estádio do time, o Parque Antarctica, foi construído em 1902, pela Companhia Antarctica Paulista. O objetivo da empresa era dar aos seus funcionários um local para lazer. Primeiramente ele era usado pelo extinto Germânia, que era alemão.  Mas em 1914, o governo se apossou do estádio e o repassou para o América, que também é um clube extinto. Assim, o Palmeiras o alugou e, em 1920, o time acabou comprando o estádio.

Mascote

O mascote do time, o conhecido porco, entrou na história do time em 1969. Nessa época, o Palmeiras vetou o Corinthians de contratar dois jogadores na substituição de Lidu e Eduardo, vítimas de um acidente automobilístico.

Por conta disso, no primeiro jogo depois disso, os corintianos apontaram a sujeira feita pelo Palmeiras e soltaram um porco no campo antes do jogo. Isso foi motivo de provocação durante duas décadas, mas depois a torcida do Palmeiras adotou o animal como seu mascote.
Fonte: UOL

Conop 8888: o plano americano contra ataque zumbi

Artigo anterior

O que acontece no seu corpo quando você toma whey regularmente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido