Curiosidades

Como dois fãs conseguiram que o McDonald’s relançasse o McFish no Brasil

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Quem não conhece e reconhece o grande M amarelo que é símbolo dessa rede de fast food?! A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. E a marca McDonald’s existe em 120 países. Mais de 37 mil lojas ao redor do mundo servem mais de 69 milhões de clientes a cada dia, e mais de 80% dos restaurantes McDonald’s são propriedade de empresários locais e são operados por eles.

O McDonald’s vende principalmente hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milk shakes e sobremesas. Mas como a rede está presente em mais de 120 países, o cardápio da marca costuma mudar de acordo com a região onde determinada loja atua.

Por conta disso, alguns sanduíches amados pelas pessoas podem desaparecer do cardápio. Felizmente, para os consumidores do Brasil, um sanduíche está de volta: o McFish.

O sanduíche saiu do cardápio em 2019, e desde então consumidores diziam ser órfãos do McFish, que mesmo não estando mais presente no Brasil era vendido nos McDonald’s da Europa, Ásia e América do Norte.

De volta ao McDonald’s

Contudo, essa realidade mudou, já que o sanduíche pode ser reservado no esquema de pré-venda pelo site do McDonald’s para ser deliciado a partir de fevereiro. Isso porque será no mês que vem que a rede irá anunciar oficialmente a volta.

Essa volta do McFish, mesmo que com um estoque “muito limitado”, como a própria rede já antecipou, trouxe várias reações na internet e nas redes sociais. Isso era uma coisa esperada não somente porque o McDonald’s tentou aproveitar o impulso que as redes podem dar em uma divulgação, mas também porque a volta do McFish tem tudo a ver com um perfil criado para o Instagram.

Isso porque, em 2022, dois fãs do sanduíche se conheceram em um restaurante e ficaram boa parte do jantar falando sobre a saída do McFish dos McDonald’s do Brasil, que de acordo com a rede de fast food, tinha pouca saída no país.

Por conta dessa paixão pelo sanduíche e indignação por sua descontinuidade, o advogado Fred Sabbag e do designer Marcelo Maia criaram o perfil @voltamcfish para chamar outros fãs como eles e fazer uma pressão para que a rede voltasse com o lanche.

Perfil

O plano deu certo. O perfil foi notado primeiramente pelos administradores e outros funcionários do McDonald’s no Brasil. Depois disso, o próprio ex-presidente de marketing, João Branco, começou a interagir com o perfil, o que deu uma legitimidade aos fãs do lanche.

No perfil, as publicações eram pedindo a volta do McFish com brincadeiras com filmes conhecidos e até mesmo um reels ensinando como congelar e descongelar de forma perfeita o lanche.

“São pessoas que, como eu, aproveitam viagens gastronômicas ao exterior para comer um McFish e depois marcam o Volta McFish, fazem campanha de verdade. Muitos ajudaram a manter o tema relevante”, disse Sabbag.

Como o sanduíche não existia mais no Brasil, vários fãs viajavam e traziam o McFish no avião para comer em outros dias ou colocar no freezer e fazer um estoque.

“Já recebi de presente de amigos alguns McFish vindos da França, doa Estádios Unidos, de Portugal;. Acho que cheguei até a provar um que alguém me trouxe direto do Japão”, pontou Sabbag.

Com o passar do tempo, o perfil que ele e Maia criara começou a ser visto pelo próprio McDonald’s Brasil como um movimento real pedindo a volta do lanche ao cardápio.

“Ficamos amigos de diretores com os quais trocamos mensagens; outros, nos conhecemos pessoalmente”, diz o advogado.

Um deles foi João Branco, que era um entusiasta em trazer o McFish de volta. Tanto é que ele publicava posts na redes para criar um alvoroço e curiosidade nos fãs, e dando aquela esperança de que o lanche poderia voltar. E quando o perfil surgiu, Branco começou a interagir com seus criadores.

“Nós ajudamos a juntar um exército de fanáticos que mostraram ao McDonald’s a massa de gente que ama o sanduíche”, afirmou Sabbag.

McFish

UOL

No fim de dezembro, Sabbag e Maia foram avisados em primeira mão que o McDonald’s tinha decidido trazer o McFish de volta por um tempo. “Tenho certeza que vai esgotar em menos de um mês”, prevê Sabbag.

“Temos que fazer ainda mais barulho agora, para provar que há um público consumidor regular que quer consumir o McFish sempre”, pontuou ele.

Desde que a volta foi anunciada, o perfil @voltamcfish ganhou alguns milhares de seguidores. “Muita gente a comemorar a nossa vitória”, riu o advogado.

Com isso, a partir dessa semana as pessoas podem comprar seu McFish e saborear o lanche feito com filé de peixe empanado, queijo e molho tártaro. E o tempo que ele irá ficar no cardápio pode depender do barulho que os consumidores fizerem.

Fonte: UOL

Imagens: Intagram, UOL

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