Curiosidades

Como é possível um refrigerante ter zero calorias?

0

Uma das bebidas que mais se consome em todo o mundo é o refrigerante. Ele é basicamente água gaseificada com algum sabor e aroma de preferência e muito açúcar. Contudo, atualmente, temos a opção do refrigerante zero. Mas como será possível que uma bebida com cafeína, corante e vários outros ingredientes tenha zero caloria?

A resposta para isso são dois segredos. Isso acontece porque alguns dos ingredientes do refrigerante não são metabolizados pelo organismo, logo, o corpo humano não absorve a energia deles. Já outros ingredientes até são, mas sua quantidade presente na bebida é tão baixa que os seus valores calóricos acabam sendo insignificantes.

Como é possível?

Boa forma

No caso da Coca-Cola Zero, mais especificamente, a água gaseificada realmente não tem calorias. Além disso, o extrato de noz de cola, que é característico desse refrigerante, não tem proteínas, carboidratos e lipídios suficientes para que as calorias presentes sejam significativas. Isso faz com que haja algum valor energético, mas que ele seja menor do que uma caloria.

Outros ingredientes presentes são o sódio e cafeína, que também não têm valor calórico. E os aditivos, como por exemplo, o aroma natural, corante e estabilizantes não são metabolizados pelo corpo. Por conta disso, nenhuma caloria é extraída deles.

Refrigerante zero

Superinteressante

Nos refrigerantes zero, o açúcar é substituído por adoçantes naturais, como a stevia, ou então por sintéticos. Eles são moléculas produzidas em laboratórios que servem para ativar os receptores das papilas gustativas, mas que em geral não são metabolizados pelo organismo. É justamente isso que acontece com o ciclamato de sódio e com o acesulfame de potássio que estão presentes na Coca Zero.

Contudo, o aspartame tem calorias. Ele tem quatro calorias por grama. Em uma lata de 350 mL está presente 42 mg de aspartame. Isso faz com que cada latinha tenha 0,168 calorias.

Diferença

YouTube

Quem gosta de beber refrigerante sabe e sente que existe uma diferença no sabor dependendo de onde o líquido está. Ou seja, a depender se ele está na latinha, na máquina, na garrafa pet ou na garrafa de vidro, cada um desses recipientes dará um sabor diferente para o refrigerante que está dentro deles.

Isso também acontece com versões de um mesmo refrigerante, como por exemplo a Coca Light e a Coca Zero. Por mais que elas tenham vários ingredientes parecidos, elas não são exatamente iguais e podem sim ser diferenciadas uma da outra.

A Coca Light fez sua estreia no mercado em 1982 e logo foi um dos grandes sucessos da marca. E em 2005, a empresa fez o lançamento da Coca Zero. Essa nova versão tinha como objetivo ter o sabor ainda mais parecido ao da Coca original, tendo um certo gosto de açúcar, mesmo não tendo nenhum na sua fórmula.

Mesmo que existam diferenças entre as versões da Coca, as duas também têm algumas similaridades. Tanto a Light quanto a Zero têm zero açúcar e calorias, além de também terem vários ingredientes parecidos. As duas são feitas de água gaseificada, corante caramelo, ácido fosfórico, benzoato de potássio, aspartame, sabores naturais e cafeína.

Para diferenciar, a Coca Zero tem dois ingredientes que a Light não tem. São eles o citrato de potássio e o acessulfame de potássio. Já a Coca Light tem em sua fórmula ácido cítrico, que também se conhece como sal de limão, o que dá uma acidez para a bebida.

Embora as diferenças entre as versões pareçam poucas, são elas que fazem com que o sabor mude de uma versão para outra, tanto que é justamente essa mudança que faz com que a Coca Zero fique mais parecida com a versão original da bebida.

Fonte: Superinteressante, Rodolfo Ferrari

Imagens: YouTube, Boa forma, Superinteressante

Amizade entre ema e cuidadora viraliza nas redes sociais

Artigo anterior

Saiba o que os humanos deixaram na Lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido