CuriosidadesMundo Afora

7 países mais ricos do mundo

0

O mundo é extremamente vasto e diverso. E não dá para falar sobre diversidade, sem falar do poder econômico de cada um. A diferença financeira no mundo é algo gritante. Enquanto nos deparamos com pessoas que lutam para ter o que comer diariamente, há aqueles que nunca passaram vontade de nada. Essa diferença também é vista entre os países.

Uma forma de medir a variação de riqueza de um pais ou de uma região em um determinado período é através do PIB. Ele é um indicador que dá uma ideia de quais os países estão entre os mais ricos do mundo por serem os mais economicamente eficientes.

Para que essa comparação seja feita, as medidas devem se basear em uma mesma moeda e em proporções iguais. Primeiro podem ser usadas medidas de conversão conhecidas como Paridade dos Poderes de Compra (PPC), em dólares. O segundo passo é  dividir o produto pelo tamanho da população do país, o que é conhecido como PIB per capita.

Através do PIB per capita também é possível fazer a comparação de desenvolvimento entre os países. Sendo avaliado a longo prazo, ela permite que as economias mais avançadas e as que estão em processo de crescimento sejam identificadas. Mostramos aqui quais são os países mais ricos do mundo.

1 – Luxemburgo

O PIB per capita do país é de 118.002 dólares. O pequeno país que fica no coração do continente europeu é conhecido por seu turismo e por seu sistema bancário que dá uma abertura para contas offshore.

Grande parte da riqueza de Luxemburgo é usada em políticas públicas para sua população, que é um pouco maior que 600 mil habitantes. Além disso, o país é conhecido por oferecer o maior salário da Zona do Euro e um dos maiores do mundo.

2 – Singapura

O PIB per capita do país é de 97.057 dólares. O país tem mais de cinco milhões de habitantes e fica no sudeste asiático. Ele é conhecido por ser um dos maiores centros de comércio do mundo. Além disso, ele também é um dos lugares onde existe uma grande atração de capital por conta das isenções de impostos.

Singapura chegou ao segundo lugar com um crescimento de 4% ao ano desde que ele se tornou independente em 1965.

3 – Irlanda

O PIB per capita do país é de 94.392 dólares. Esse país com mais de quatro milhões de habitantes é um dos que mais crescem na Europa. Isso acontece por conta da atração de investimentos em um país com baixas alíquotas de impostos e alta produtividade. Depois de enfrentar duas crises, a Irlanda voltou a ter um grande crescimento tendo tido uma parada por conta da pandemia.

4 – Catar

O PIB per capita do país é de 93.508 dólares. Esse pequeno país árabe tem mais de dois milhões de habitantes e grandes reservas de petróleo e gás natural. O Catar já esteve em primeiro lugar, mas ele tem perdido parte dos seus rendimentos com a diminuída do preço das suas commodities. Mesmo assim, a tendência de crescimento do país deve se manter.

5 – Suíça

O PIB per capita do país é de 72.874 dólares. A Suíça tem várias fontes de rendimento, entre elas os serviços bancários e os turísticos. Esse país tem um pouco mais de oito milhões de habitantes e está na quinta posição por ter um crescimento sustentado ao longo dos vários anos. Além de ter uma economia bastante organizada.

6 – Noruega

O PIB per capita do país é de 65.800 dólares. Além de ser um dos países mais ricos do mundo, a Noruega tem o maior IDH do mundo. O país ainda consegue oferecer a maior produção de petróleo da Europa Ocidental.

7 – Estados Unidos

O PIB per capita do país é de 63.416 dólares. Por mais que os EUA tenham sido ultrapassados pela China, o país está longe de ser alcançado no nível de riqueza. A produtividade dos EUA é tão grande que mesmo dividindo pelos seus mais de 300 milhões de habitantes, o país continua entre os maiores do mundo.

7 alimentos que fazem um estrago no seu corpo

Matéria anterior

Esse teste simples mostra se suas imagens mentais são mais vívidas do que as de outras pessoas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Curiosidades

Você pode gostar