Como os astronautas escovam os dentes e lavam o cabelo no espaço?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      14/04/15 às 21h31

Tarefas como ir ao banheiro, escovar os dentes e pentear o cabelo são muito simples para a maioria das pessoas. Agora imagine realizar essas pequenas atividades do dia-a-dia no espaço, com gravidade zero.

Até mesmo colocar a pasta de dente na escova pode ser uma tarefa difícil, já que ela flutua. Esse é apenas uma das dificuldades pelas quais os astronautas costumam passar.

Como mostra Chris Hadfield, um ex-comandante da Estação Espacial Internacional. O comandante gravou uma série de vídeos enquanto esteve no espaço. Confira:

Escovar os dentes

pasta

Para evitar que a pasta e espuma entrem pelo nariz, o astronauta usa uma bolsa d"água com um canudo para escovar os dentes e  enxaguar a escova.

Não parece ser uma tarefa tão difícil, por outro lado fazer uma espécie de bolha de água para escovar os dentes é algo que requer certa prática.

Lavar o cabelo

A astronauta Karen Nyberg mostrou no vídeo acima como ela lava os  cabelos na Estação Espacial Internacional (EEI). Ela usa uma bolsa com água quente e shampoo sem enxágue.

Todos os produtos e utensílios usados no banho, como espelho, pente e pote de shampoo ficam presos por um velcro na parede da estação.

Lavar as mãos

Para lavar as mãos, como demostra o ex-capitão, é usada novamente a bolsa de água. Mas dessa vez ela está cheia de água com um pouco de sabão sem enxágue.

gif2

Dormir

De acordo com Hadfield, existem estações de sono para cada astronauta dentro da EEI. Dentro dessas cabines há um saco de dormir.

Mas não pense que eles dormem deitados, isso mesmo, o saco de dormir fica em pé. Parece desconfortável, mas graças à gravidade zero, o corpo fica completamente solto, o que acaba sendo confortável. Pelo menos é o que afirma o astronauta.

Fazer a barba

Hadfield explica que fazer a barba exige um pouco mais de cuidado. Pois os pelos podem ficar flutuando pela aeronave e se isso acontecer, eles podem ser aspirados pelos astronautas ou grudar nos computadores.

Para que isso não aconteça, os astronautas usam o AstroEdge, um creme de barbear especial para ser usado no espaço, o barbeador por outro lado é comum, igual aos usados na Terra.

Como não há pias na estação, a lâmina precisa ser limpa em papel toalha. E no bigode, que precisa de um pouco mais de cuidado, é usado um pequeno aspirador.

Ir ao Banheiro

A ex-capitã da EEI, Sunita Williams, explica como funciona o banheiro da estação. A privada é bem menor do que a que estamos acostumados e ela só funciona para o número dois, mas "é preciso ter uma mira boa", diz a capitã.

Mas e o número um? A resposta você encontra nesse gif:

gif 3

Chorar

No vídeo Hadfield não chora de verdade, se trata apenas de uma simulação com uma bolsa d"água.  No entanto, assim como mostrado, as lágrimas formam uma "bola" sob os olhos do astronauta e permanecem ali.

Além disso, algumas gotículas ficam flutuando perdidas pela espaçonave.

Comer

Ao contrário do que muita gente pensa, os astronautas não ficam limitados apenas à rações quando estão em missões espaciais. Eles também contam com comidas enlatadas e preparadas.

Eles também recebem carregamentos de alimentos e vegetais frescos a cada três meses, que podem incluir, inclusive, bolo de chocolate.

Eles conseguem preparar alimentos mais elaborados, como o burrito do vídeo acima. Hadfield também mostra como ele cozinha espinafre desidratado no espaço.

Um tour pela estação

Este vídeo gravado pelo antigo comandante Mike Fincke mostra as principais instalações da Estação Espacial Internacional. Nele são apresentadas as principais partes das acomodações dos astronautas.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+