Curiosidades

Golpe dos Nudes: como funciona o crime que foi exibido no Linha Direta?

0

O programa Linha Direta estreou na TV Globo nas noites de quinta-feira, em 1999. Ele cobria desde fatos marcantes relacionados a acidentes, como os problemas com a radiação de Césio-137 em Goiás, até episódios em que afirmavam estar relacionados com o sobrenatural, como o Edifício Joelma, em São Paulo. Mas o foco principal do programa eram crimes, como estupro, sequestro e assassinato.

Depois de 15 anos fora do ar, o Linha Direta voltou à grade da Globo semana passada. Nessa nova fase, quem apresenta o programa é Pedro Bial. O primeiro caso mostrado foi o de Eloá Pimentel, a adolescente de 15 anos que foi mantida refém por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos.

O quarto episódio dessa temporada teve como tema o Golpe dos Nudes. Nele, o programa tentou entender como o grupo de criminosos que extorquiu várias pessoas no país inteiro agia. Para isso, eles usavam fotos íntimas e faziam chantagens em troca de dinheiro.

Para quem quiser ver o programa ao vivo, o Linha Direta é exibido toda quinta-feira depois de “Cine Holliúdy” e também está disponível no catálogo da Globoplay. E na sexta-feira sai o Linha Direta Podcast, em que o caso é tratado com uma profundidade maior.

Golpe dos nudes

Pragmatismo político

O crime tradado no quatro episódio do Linha Direta teve uma repercussão nacional e era um plano cheio de detalhes projetado por uma quadrilha do Rio Grande do Sul. Nesse golpe, os criminosos faziam contato com suas vítimas usando perfis falsos nas redes sociais e tentando forjar uma relação íntima com elas.

Depois que a relação mais íntima já estava estabelecida, a suposta mulher enviava nudes via aplicativos de mensagens. Quando isso acontecia, a ação criminosa começava. A quadrilha ameaçava a vítima e fazia chantagens de extorsão dizendo que iriam contar aos respectivos cônjuges e dizendo que os nudes eram, na realidade, de uma menor de idade.

A quadrilha se passava por adolescentes e pelos seus supostos familiares. Eles fingiam até serem policiais, mostrando cenários bem montados, boletins de ocorrência e até mandados judiciais falsos.

A operação da Polícia Civil para investigar o grupo que era suspeito de aplicar o golpe dos nudes começou no dia 30 de setembro de 2021. Os criminosos partiram de Porto Alegre e aplicaram o mesmo golpe em sete estados. As vítimas deles geralmente eram homens e para que a “família da menor de idade” não os denunciasse, eles exigiam pagamentos entre cinco e 10 mil reais.

Na época, segundo a delegada Luciana Bertoletti, a quadrilha movimentou aproximadamente cinco milhões de reais em extorsões. Esse golpe fez com que a chamada X-Con fosse considerada a maior operação de crimes cibernéticos do gênero do Brasil.

Linha Direta

Canal ciências criminais

Em sua primeira fase, o programa foi apresentado por Marcelo Rezende e depois por Domingos Meirelles. Agora, quem assume é Pedro Bial. O foco principal do programa eram crimes, como estupro, sequestro e assassinato. Nos episódios relacionados a esses tópicos, eram apresentados até mesmo casos que não tiveram tanta repercussão na mídia, mas que ainda chocavam os espectadores devido à crueldade ou à riqueza de detalhes.

O programa já era um sucesso e repercutia bastante na época pré-internet. Justamente por isso que o Linha Direta acredita que com a ajuda da internet ele vai ter uma repercussão ainda maior do que antes. O objetivo da volta do programa é gerar reflexões para o público sobre a impunidade, um ponto que acreditam ser ainda polêmico no Brasil.

Por ser um programa de casos reais, ele assustou muita gente. Cada programa trazia um caso mais bizarro que o outro e não tinha como o espectador não ficar impactado com eles. E claro que dentre os vários programas, alguns se destacam como mais assustadores.

Fonte: Techtudo

Imagens: Canal ciências criminais, Pragmatismo político

Herança de Gugu Liberato revela surpresa. Apresentador era dono de postos de gasolina?

Artigo anterior

Shrek: descubra os 5 detalhes surpreendentes que você pode ter perdido

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido