• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como será o cérebro humano no futuro?

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      31/01/19 às 14h48

O cérebro humano evoluiu ao longo dos anos, nos tornando aquilo que somos, no presente. Olhar para o passado é uma forma de entender como mudamos e como o cérebro humano se adaptou ao longo do tempo. Além disso, isso nos permite projetar como ele será no futuro.

Encare o crânio humano. Desde o Homo Sapiens, essa caixa craniana precisou crescer muito para se adaptar. Isso aconteceu as custas do vórtex cerebral, que é responsável por 80% do volume cerebral.

Não se sabe exatamente o que causou esse aumento no tamanho do cérebro, mas acredita-se na "hipótese da inteligência social". Ela afirma que a pressão para ser socialmente inteligente deu origem às transformações que se estenderam ao aumento do intelecto.

Isso nos leva ao "Efeito Flynn", pensamento importante para tentarmos entender o futuro do cérebro humano.

Efeito Flynn

O "Efeito Flynn" mostra que cada geração vai aumentando pontos em testes de inteligência. Ou seja, a cada geração, o cérebro humano se aprimora. A explicação para isso está na hipótese multifatorial, que postula que as melhorias na nutrição, a tendência a ter famílias menores e a maior complexidade ambiental, é a melhor explicação para esse fenômeno.

Levando isso em consideração, as condições ambientais em que vivemos hoje, os padrões de alimentação, sono e uso da tecnologia, nos dão pistas sobre como podemos estar no futuro. Então, como será o cérebro humano no futuro?

Cérebro em termos anatômicos

Quando falamos de mudanças anatômicas, é necessário ter em mente que ela acontece, porém, é muito lenta. Não ocorre em um período de séculos, e sim, milênios. A última vez em que aconteceu uma mudança realmente drástica, esta sucedeu-se em média há 200 mil anos atrás.

Mesmo com tamanho desenvolvimento tecnológico, nosso cérebro ainda não sofreu uma grande alteração. É necessário pensar em quais transformações são necessárias constantemente para haver uma adaptação.

Adaptação

Talvez, a evolução natural conte com a influência da engenharia genética e da biotecnologia para expandir os horizontes. Existem alguns autores que argumentam que a evolução não é mais tão relevante no mundo cultural e tecnológico em que estamos inseridos. Em contraste, a adaptação cultural e tecnológica teria um papel proeminente.

Acontece que muitos estudos e pesquisas hoje apontam para uma manipulação do genes. Isso quer dizer que, possivelmente, daqui um tempo conseguiremos moldar e evoluir a mente no nosso tempo e da nossa forma. Nós faremos a evolução natural acontecer.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está sentindo que o ser humano é um deus, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   MSN  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+