Como sobreviver a um acidente de avião?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      16/04/15 às 18h21

As chances de ser morto em um vôo são de uma em 4,7 milhões. Apesar de ser considerado um dos meios de transporte mais seguro é bom que estejamos preparados para uma possível tragédia. Dados do National Transportation Safety Board dos EUA mostram que, de fato, 95,7 por cento das pessoas sobrevivem a um acidente de avião. Mesmo em desastres aéreos mais graves, mais de 76 por cento dos passageiros sobrevivem.

Saber o que fazer em caso de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte para você e sua família. Confira as dicas:

Leia o cartão de instruções de segurança e preste atenção ao discurso prévio de segurança em voos

2

Cada tipo de avião tem instruções de segurança diferentes. Não ignore a explicação dos comissários de bordo. Se estiver sentando próximo à uma saída de emergência, estude a porta e tenha certeza que saberá como abri-la se necessário. Em circunstâncias normais, um dos comissários abrirá a porta, mas se todos estiverem mortos ou feridos, você precisará fazer isso.

Reserve o assento certo

11

Passageiros na cauda da aeronave tem um índice de sobrevivência 40% maior do que os que se sentam nas primeiras fileiras.

Use calças compridas, uma camiseta de manga comprida e um sapato de amarrar sólido e confortável

10

Evite tecidos sintéticos altamente inflamáveis, como poliésteres ou nylons, optando por algodão ou lã. O impacto inicial é uma coisa, mas depois que há um sério risco de incêndio no avião.

Tenha um plano

3

Tente determinar em que superfície o avião pousará para poder adaptar sua preparação. Se estiver caindo na água, por exemplo, precisará de um colete salva-vidas - não infle-o até que esteja do lado de fora do avião - e se for cair em um lugar frio, deve tentar conseguir um cobertor ou casaco para te aquecer do lado de fora.

Mantenha seu cinto de segurança afivelado em todos os momentos

4

Se o avião bater enquanto você estiver dormindo, ficará feliz em ter mantido o cinto de segurança. Cada centímetro de folga em seu cinto triplica a gravidade que você sentirá na batida, então, mantenha-o apertado!

Se prepare para o impacto

5

Se o assento ou anteparo em sua frente estiver perto o suficiente para ser alcançado facilmente, posicione a palma de uma mão na parte de trás do assento, cruze a outra mão e apoie a palma sobre a primeira e apoie sua cabeça contra suas mãos (não cruze os dedos). Também se recomenda colocar a cabeça diretamente contra o assento da frente e cruzar os dedos atrás dela, deixando os braços apoiados na lateral da cabeça.

Se não tiver um assento em frente próximo, incline-se e apoie seu peito nas coxas e sua cabeça entre seus joelhos. Cruze seus punhos na frente dos calcanhares e segure seus tornozelos. Em qualquer posição, seus pés deverão estar firmes no chão e as pernas num ângulo em os deixe à frente da linha dos joelhos para reduzir ferimentos em seus pés e pernas, que serão necessários para sair com sucesso da aeronave depois do impacto. Posicione suas pernas o mais afastado do assento possível para evitar que seus ossos da canela se quebrem.

Mantenha-se calmo

5

Pode ser fácil se desesperar no caos que imediatamente precede ou segue um acidente. Mantenha a cabeça fria, e você terá mais chances de escapar com vida.

Coloque sua máscara de oxigênio antes de ajudar aos outros

6

Você provavelmente ouviu isto em cada voo comercial que esteve, mas vale a pena repetir. Se a integridade da cabine estiver comprometida, você terá aproximadamente 15 segundos (geralmente menos se você fumar ou tiver problemas respiratórios e de circulação) para começar a respirar através da sua máscara de oxigênio, antes de ficar inconsciente.

Proteja-se da fumaça

7

Fogo e, mais comumente, fumaça são responsáveis por uma grande porcentagem de mortes em acidentes. A fumaça em um incêndio em avião pode ser muito espessa e altamente tóxica, então, cubra seu nariz e boca com um tecido para evitar inspirá-la. Se possível, umidifique o tecido para prover proteção adicional.

Saia do avião o mais rápido possível

8

É vital sair da aeronave sem demora - se fogo ou fumaça estiverem presentes, você geralmente terá menos de dois minutos para sair do avião com segurança.

Fique a pelo menos 150 metros dos destroços, na direção oposta ao vento

9

Incêndios ou explosões podem acontecer a qualquer momento após o acidente, então tome o máximo de distancia possível do avião. Se o acidente for em mar aberto, nade para o mais longe dos destroços possível.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+