CuriosidadesMistérios e Horror

Como surgiu o Horóscopo? Ele realmente adivinha seu futuro?

0

A manhã de milhões de pessoas pode ser descrita da seguinte forma: se levantar, tomar banho e se arrumar, tomar o café do manhã e claro, ler o horóscopo do dia. Tem gente que leva tão a sério o que diz seu signo para o dia que segue à risca cada “conselho que é dado pelos astros”. Mas você sabe como surgiu o Horóscopo? Ele realmente adivinha seu futuro? É o que você vai ver aqui.

Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. São esses os 12 signos do nosso zodíaco, aqueles que, segundo a crença de muitos, regem nosso destino. Mas de onde vieram os signos e como eles fazem efeito sobre nossa vida?

Os primeiros registros sobre o horóscopo surgiram no século 7 a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observar o céu. As pessoas acreditavam que os astros tinham o poder de influenciar a nossa vida e decidir o caminho que vamos seguir. Entretanto, a versão do horóscopo que hoje é conhecida é na verdade uma mistura da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia dos gregos.

ofiuco_nor

Esta surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C., com o zodíaco. A palavra zodíaco significa “círculo de animais” e indicava o grande cinturão celeste que indicava o caminho que o sol seguia naquela época. Cada constelação por onde o sol passava simbolizava um signo diferente, e o número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização e cultura. Para nós, cada signo tem um respectivo símbolo, com traços singulares.

Os conjuntos, totalizando 12 (cada um relacionado a um animal) foram padronizados na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia babilônica, egípcia, e greco-romana. Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o deu margem ao surgimento dos horóscopos individuais com direito até mapa astral, uma leitura mística do céu na hora do nascimento que, supostamente, traz revelações sobre a pessoa (traços de sua personalidade) e seu destino.

Cómo-Funciona-El-Universo-planetas

Entretanto, com a mudança da trajetória solar ao longo dos séculos, a correspondência direta entre astrologia e astronomia não é mais tão precisa e certeira como antigamente. Hoje, o sol passa por constelações que não fazem parte do zodíaco tal como o conhecemos, e ainda ilumina outras constelações em períodos diferentes dos observados na Antiguidade. Porém, pelo menos em alguns aspectos, o horóscopo se adaptou com as mudanças ao longo dos tempos.

5 histórias que estão na Bíblia que a ciência explica

Artigo anterior

5 mitos e maldições envolvendo o mundo da música

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido