Curiosidades

Os primeiros filmes brasileiros

0

Muito se comenta sobre a história do cinema mundial, que começou com as aventuras dos irmãos Lumiére. Mas como ele foi implantado no Brasil? Se você deseja saber isso, leia a matéria a seguir.

A história do cinema no Brasil

Conforme informações da Academia Internacional de Cinema, a maior parte dos historiadores da área da cinematografia acreditam que os precursores da arte no Brasil foram os os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto. Eles são os responsáveis pelas gravações de Baía de Guanabara, em 18 de junho de 1898. Mesmo que não exista registro desse momento nos dias atuais, a fonte afirma que, por causa disso, comemora-se nessa data o Dia do Cinema Brasileiro.

Ainda sobre o início dos cinemas, as primeiras salas foram abertas entre 1907 e 1910. Porém, devido à energia elétrica ser encontrada em poucos locais, existiram diversas dificuldades para implementação das salas. Além disso, a maioria dos filmes exibidos eram criados na Europa 

Os filmes gravados no Brasil

Cena do filme O Crime dos Banhados (Foto: Jornal Rio Grande)

A Academia Internacional de Cinema afirma que a maioria dos filmes gravados em solo brasileiro no começo do século 20 eram do gênero documentário. Em concordância a isso, o curta-metragem “Os Estranguladores”, gravado por Francisco Marzullo e Antônio Leal no ano de 1908, é colocado como a primeira gravação de ficção brasileira.

No entanto, é preciso ressaltar que muitos dos primeiros filmes eram baseados em fatos reais. Um exemplo é o caso citado anteriormente. Isso porque a obra conta a história de dois adolescentes, sobrinhos do dono de uma joalheria, que são brutalmente assassinados por um grupo de contrabandistas.

Por outro lado, o primeiro longa-metragem viria apenas em 1914, sob o título de “O Crime dos Banhados”, dirigido por Francisco Santos. O filme tem a duração de duas horas e o enredo é baseado em um crime real, que aconteceu no interior do Rio Grande do Sul. De acordo com os relatos, um pequeno proprietário rural teve sua família assassinada

Além desses, ainda existiam os filmes de comédia e os “cantados”, que na realidade eram dublados pelos atores por trás da tela. É importante lembrar que nessa época existia apenas o cinema mudo.

Hollywood e a influência no cinema brasileiro

Filme Limite (Foto: Plano Crítico)

Devido ao início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a produção do cinema europeu entrou em baixa. Com isso, as salas de exibição brasileiras começaram a transmitir a programação hollywoodiana. Por causa da entrada dessas produções no Brasil, facilitada pelas políticas de isenção de impostos, houve o enfraquecimento do cinema nacional.

Em março de 1930 foi criado o primeiro grande estúdio do Brasil, a Cinédia. Depois disso, começaram as produções de filmes que marcaram a história do cinema. Alguns exemplos são “Limite” (1931), de Mario Peixoto, “A Voz do Carnaval” (1933), de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro, e “Ganga Bruta” (1933), de Humberto Mauro.

Vale dizer que nesse período começou a produção dos primeiros filmes com som. Um exemplo de filme pioneiro desse gênero é a comédia “Acabaram-se os Otários” (1929), de Luiz de Barros.

Fonte: Aventuras na História

Esse feto foi preservado dentro de uma múmia egípcia

Artigo anterior

6 formas de diminuir a ansiedade antes de ir na academia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido