Ciência e TecnologiaCuriosidadesMistérios e Horror

Como uma planta carnívora come carne se não tem estômago?

0

Plantas carnívoras são plantas com a capacidade de atrair pequenos animais, incluindo insetos, aracnídeos e até mesmo anfíbios, répteis e aves, capturar (através de armadilhas compostas por folhas modificadas), comer e utilizar os nutrientes de suas presas.

Elas habitam geralmente solos pobres, encharcados e ácidos com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais, mas, como todo vegetal, é dependente da energia proveniente da luz para sobreviver.

As plantas carnívoras são encontradas com facilidade na faixa tropical do planeta, ocorrendo grande biodiversidade no Sudeste Asiático, Américas e Austrália. Um menor número de espécies ocorrem no sul da Europa e da África, sendo que as mais bem adaptadas ao seu habitat estão no Alasca, Escandinávia e no deserto australiano.

https://www.youtube.com/watch?v=v0FKh0SY10E

Existem quatro tipos principais de plantas carnívoras: Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Elas evoluíram paralelamente e cada uma apresenta uma habilidade específica de capturar e digerir suas presas.

Enzimas digestivas

8

As plantas só conseguem comer a “carne” de suas presas graças as chamadas “enzimas digestivas”. Elas são grupos de substâncias orgânicas que ajudam a realizar as reações químicas dentro da planta. Sem a presença de enzimas, o metabolismo não progride através dos mesmo passos, nem é suficientemente rápido para que a planta tenha suas necessidades satisfeitas.

Como está Elizabeth, a garota ‘psicopata’ que chocou o mundo todo há 23 anos?

Artigo anterior

Qual é o verdadeiro significado do “Olho que tudo vê”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido