Qual é o verdadeiro significado do "Olho que tudo vê"

POR A redação    EM Mistérios & Horror      18/06/15 às 06h08

Esse símbolo é alvo de muitas teorias. Os illuminatis são constantemente associados com o tal "Olho que tudo vê". Na verdade, esse símbolo se chama "Olho da Providência". Ele é um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide.

O famoso símbolo costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade, mas não necessariamente significa que pertença a ele. É bastante usado na simbologia da maçonaria. Está presente do verso do Grande Selo dos Estados Unidos.

Muitos artigos e pessoas confundem o "Olho que Tudo Vê" com o Olho de Hórus da mitologia egípcia. O triângulo, normalmente, é visto como uma referência mais explícita da Trindade de Deus, no Cristianismo. Em 1782, o Olho da Providência foi colocado no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América.

2

O olho foi introduzido pelo comitê original do projeto em 1776, e foi desenvolvido de acordo com as sugestões do consultor artístico Pierre Eugene du Simitiere. O Olho que Tudo Vê é então um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, ou GAU.

A primeira referência Maçônica oficial ao Olho está em O Monitoramento Maçônico por Thomas Smith Webb em 1797, alguns anos depois que o Grande Selo foi projetado. O uso Maçônico do Olho em geral não incorpora uma pirâmide, embora o triângulo seja incluído freqüentemente e é interpretado como sendo parte.

No Brasil, o olho dentro de um triângulo é também um selo de marketing muito antigo e de propriedade das extintas Indústrias de Fósforos Fiat LUX. Uma nova seita religiosa no Vietnam chamada Cao Dai, bem como outros tipos de seitas, usam o olho dentro de um triângulo para representar Deus. Então, esqueça as teorias da conspiração.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+