Curiosidades

Conheça o tubarão-tapete e tenha muito cuidado para não pisar nele

0

Os ataques de tubarões são algo preocupante em todo o mundo. E justamente por eles serem considerados perigosos, no século passado, vários deles foram abatidos. Por mais que ser atacado por um tubarão não seja uma coisa corriqueira, às vezes, isso acontece. E existem algumas espécies que não são tão conhecidas e precisam de cuidados específicos para se proteger delas.

Esse é o caso do tubarão-tapete. Ele é um verdadeiro mestre da camuflagem e nada de forma sorrateira perto da areia para esperar sua presa. O animal pode chegar a ter até dois metros de comprimento, sendo de médio porte, e normalmente ele se alimenta de outros peixes e crustáceos. O nome científico desse tubarão é Eucrossorhinus dasypogon, e ele é natural da Austrália e da Indonésia.

Dentre as características desse animal, a mais diferente é a sua camuflagem. O corpo do tubarão-tapete tem padrões coloridos e ele consegue se camuflar de forma fácil nas superfícies dos corais. Ele também tem prolongamentos na sua cabeça que se parecem com os formatos vistos nos recifes.

Tubarão

Socientifica

E como se isso tudo já não fosse o bastante para ele se camuflar, o animal fica parcialmente enterrado na areia e totalmente sem se mover até que uma presa se aproxime. Então, quando o peixe está distraído e perto o suficiente, o tubarão ataca e engole sua presa.

Essa espécie de tubarão não está na Lista Vermelha da IUCN como sendo uma espécie ameaçada de extinção. Contudo, os habitats desse animal têm sofrido bastante por conta do aquecimento global e da mudança climática. E como eles dependem dos recifes para sobreviver, que sim, estão extremamente ameaçados, esse tubarão acaba sofrendo pela ação dos pesqueiros e mineradores aquáticos.

Curiosamente, os animais dessa espécie são bem pacíficos. Mas ataques acidentais a humanos não são uma coisa incomum, sendo alguns casos fatais. Isso acontece porque a visão do tubarão-tapete é péssima e ele caça pelo movimento que consegue detectar na sua frente. E como eles conseguem se camuflar extremamente bem, é difícil conseguir identificar o tubarão quando a pessoa está na água.

Ataque

Como dito, os ataques de tubarão-tapete a humanos não são uma coisa incomum, e eles não são a única espécie que pode atacar a nossa. Contudo, em alguns casos de ataques de tubarão a pessoas, algumas coisas totalmente incríveis e fora do comum acontecem, felizmente, para o humano envolvido.

Temos como exemplo o que aconteceu com o nadador britânico Adam Walker. Ele foi protegido de um ataque de um tubarão branco, que é um dos principais predadores do oceano, por um grupo de golfinhos. Esse caso aconteceu no Estreito de Cook, na Costa da Nova Zelândia.

Logo que Walker entrou na água os golfinhos se aproximaram dele e começaram a nadar junto com o homem. Até então, tudo parecia calmo, até ele notar o tubarão a poucos metros de distância dele.

“Olhei para baixo e vi um tubarão alguns metros abaixo de mim. Tentei não entrar em pânico, pois meu objetivo era nadar as 16 milhas”, contou ele em um vídeo no seu canal no YouTube.

Os golfinhos formaram um anel protetor ao redor do nadador quando o tubarão começou a se aproximar, como um mecanismo de defesa. “Gosto de pensar que eles estavam me protegendo e me guiando. Esta memória vai ficar comigo para sempre”, disse Walker.

A formação desse anel é a principal forma de defesa dos golfinhos contra um ataque de tubarão. Eles podem ter ido defender o nadador por terem pensado que ele era um deles.

“Não posso dizer se os golfinhos vieram em meu auxílio, pois eles não podem falar comigo, mas posso dizer que depois de alguns minutos o tubarão desapareceu e os golfinhos ficaram comigo por mais 50 minutos, o que foi uma experiência incrível”, concluiu ele.

Fonte: Socientifica,  Razões para acreditar

Imagens:  YouTube, Socientifica

Governo atualiza regras para servidores e acaba com “batida de ponto”

Artigo anterior

Geleira nos Alpes suíços revela corpo de alpinista desaparecido há 37 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido