Mundo Animal

Curiosidades sobre o tubarão-tigre

0

O tubarão-tigre é um predador feroz que a maioria das pessoas esperam nunca encontrar na vida. Esses animais podem se alimentar de qualquer coisa, sendo conhecidos por comerem muitos peixes e diversos invertebrados, aves marinhas, tartarugas marinhas e outros.

Além disso, o tubarão-tigre é considerado o quarto maior tubarão do planeta e o segundo maior tubarão predador entre todos.

Para quem acha que isso é tudo, veja abaixo outras seis curiosidades sobre esse animal.

1. Tubarão-tigre: uma lata de lixo ambulante

Foto: Brian J. Skerry/ Nat Geo Image Collection

Como citamos anteriormente, um tubarão-tigre consegue se alimentar de qualquer coisa que encontrar no caminho. A dieta desses predadores pode incluir desde um albatroz a cobras marinhas venenosas e até mesmo outros tubarões menores. Porém, infelizmente, existem registros desse animal comendo lixo humano.

Esses animais, famintos, já foram vistos comendo latas de tinta, jaquetas de couro, pneus de borracha e até placas de carros que acabam caindo no fundo do mar. No entanto, é preciso reforçar que isso não é algo bom e que essa poluição faz mal para os tubarões-tigre e diversas outras espécies marítimas.

2. Listras no corpo

Foto: Mongabay

A espécie foi nomeada como tubarão-tigre por causa das listras verticais que esses animais possuem ao longo do corpo durante a juventude, no entanto, essas listras se desenvolvem com o passar dos anos. Essa característica é mais evidente em filhotes do que nos adultos.

O motivo para isso é que à medida que os tubarões amadurecem, as listras acabam se fundindo com algumas manchas cinzas ao redor do corpo desses animais. Por isso, quanto mais velho um tubarão estiver, mais desbotadas estarão as listras, tornando mais difíceis de visualizar.

3. Amor pela água quente

Foto: Reprodução

Entre todos os locais do mundo, o tubarão-tigre prefere ficar em regiões de águas temperadas tropicais com temperaturas mais elevadas. De acordo com um estudo publicado pelo Global Change Biology, em 2018, os tubarões-tigre gostam nadar em águas que estejam medindo 22 ºC. 

A preferência ocorre porque essa temperatura não é muito fria e nem muito quente para eles. Isso foi concluído depois dos cientistas monitorarem um grupo de tubarões-tigre no Havaí e compararem essas descobertas com os registros de pesca australianos de diversas décadas. 

4. O tubarão-tigre tem vários filhos

Foto: Reprodução

O tubarão-tigre é um animal que geralmente produz grandes ninhadas. As fêmeas ficam grávidas durante 14 e 16 meses. Elas dão à luz pelo menos 10 filhotes – com média de 30 nascimentos por gravidez. No entanto, esses são valores mínimos e as ninhadas podem ser ainda maiores.

Existem relatos de tubarões-tigres que deram à luz 80 filhotes ao mesmo tempo. Esses recém-nascidos costumam pesar entre 6 e 13 quilos. 

5. Tubarões-tigre e os predadores

Foto: Reprodução/ Top Melhores

Os tubarões-tigre não possuem predadores naturais além dos humanos, que são conhecidos por matá-los por causa da sua pele, barbatanas, carne e óleo – ou simplesmente pela caça “recreativa”. Já na vida oceânica, eles parecem praticamente intocáveis.

Esses tubarões são animais tão ferozes e solitários que podem se alimentar até mesmo dos próprios filhos.

O único animal que pode atacá-los, esporadicamente, são as orcas, consideradas o maior pesadelo dessa espécie.

6. O alimento

Foto: Divepic/ iStock

As carcaças de baleias inchadas e apodrecidas atraem todos os tipos de animais para fora da toca. Os carnívoros que costumam não serem vistos com facilidade acabam se alimentando com os mamíferos mortos ao lado.

No ano de 2015, dois tubarões-brancos e três tubarões-tigre foram filmados rasgando o corpo colossal de um cachalote perto de Nova Gales do Sul, na Austrália. 

Em outros registros, os tubarões-tigres também foram flagrados dividindo alimentos com crocodilos de água salgada e com outras espécies.

Fonte: Mega Curioso

Cliente suspeito de fingir mal-estar para não pagar a conta é preso

Matéria anterior

Mulher leva tiro e sobrevive graças ao silicone

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications