Curiosidades

Coreia do Sul muda lei e pode deixar população até 2 anos mais jovem

0

A Coreia do Sul é um país da Ásia Oriental que fica na parte sul da Península da Coreia. A capital do país é Seul, que também é a sua maior cidade com o maior número de habitantes. Por mais que a história da Coreia do Sul seja marcada por várias guerras, com invasões chinesas e japonesas, o país está entre um dos mais admirados de todo o mundo.

A nação é lembrada por seus arranha-céus, pela comida bem apimentada, por sua tecnologia extremamente desenvolvida e seus grupos de K-pop, o pop coreano. No entanto, nem tudo na Coreia anda bem.

Um dos pontos que preocupa o país é o envelhecimento da sua população. Por conta disso, o parlamento da Coreia do Sul aprovou uma lei que irá padronizar a forma como se calcula a idade das pessoas no país. Como resultado dessa lei, a população pode ficar um ou dois anos mais jovens.

Idade na Coreia do Sul

Recreio

O mais comum atualmente é que os sul-coreanos não tenham somente uma idade, mas sim três. Elas são divididas em: idade internacional, idade coreana e idade do calendário.

A idade internacional de uma pessoa na Coreia do Sul se refere à quantidade de anos que ela tem desde que nasceu começando do zero, que é o mesmo sistema usado na maior parte dos países.

Já a idade coreana é um modelo da própria nação em que a pessoa já nasce tendo um ano de idade e todo dia primeiro de janeiro ela ganha mais um ano. Por conta disso, ela pode ser um ou dois anos a mais do que a idade internacional.

Outra forma que os sul-coreanos usam para medir seus anos é idade do calendário, que é como se fosse uma mistura entre a internacional e a coreana. Essa idade leva em consideração que os bebês recém nascidos têm zero anos e a cada primeiro de janeiro eles têm um ano adicionado à sua idade.

Contudo, para dar um fim nessa confusão, o parlamento da Coreia do Sul decretou que, a partir de junho de 2023, todos documentos oficiais do país irão usar o mesmo padrão, que será a idade internacional.

Nova lei

DW

Com isso, o país ficará alinhado com a maioria do mundo e também irá diminuir as discrepâncias legais que acontecem quando o sistema com três tipos de idade é usado.

Para se ter um exemplo de como essas idades funcionam, vamos pegar o cantor do hit “Gangnam Style”, Psy. Ele nasceu no dia 31 de dezembro de 1977. Sua idade internacional é 44 anos, já a coreana é de 46 e pelo calendário ele tem 45 anos.

Na Coreia do Sul, a maior parte das pessoas usa a idade coreana, que tem raízes chinesas, em sua vida e em cenários sociais. Já a idade internacional é usada para as questões legais e oficiais. E no caso de leis que estabelecem uma idade mínima para beber, fumar, ou ser recrutado pelo exército, usam a idade do calendário.

Diminuir idade

Gaúcha ZH

Agora, essa lei aprovada irá padronizar qual idade será usada para todas as “áreas judiciais e administrativas” e para os documentos relacionados ao projeto de lei, segundo o site do parlamento. “Os governos estaduais e locais devem incentivar os cidadãos a usar sua ‘idade internacional’ e realizar a promoção necessária para isso”, informou o site.

“A revisão visa reduzir custos socioeconômicos desnecessários porque as disputas legais e sociais, bem como a confusão, persistem devido às diferentes formas de calcular a idade”, disse Yoo Sang-bum, do Partido do Poder Popular, ao parlamento, de acordo com a Reuters.

Além desse, um outro projeto foi apresentado em 2019 pelo legislador Hwang Ju-hong. Na época, ele disse que além de gerar uma confusão, as três formas de calcular a idade das pessoas da Coreia do Sul geravam um conflito por “promover uma cultura de hierarquia baseada na idade e evitar certos meses para o parto”.

Fonte: CNN

Imagens: Recreio, DW, Gaúcha ZH

Kaká diz que muitos brasileiros não torcem pela Seleção e cita Ronaldo: “No Brasil, é só um gordo andando pela rua”

Artigo anterior

Vereadora homossexual é agarrada e beijada por vereador em SC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido