Entretenimento

Coreia do Sul: por que serviço militar colocou fim no BTS e tirou astro da seleção

0

Você já deve ter ouvido falar do grupo sul-coreano BTS e a febre entre jovens do mundo inteiro. Se não ouviu, essa é a abreviação de “Bangtan Boys”, um grupo musical masculino da Coreia do Sul formado pela empresa Big Hit Music. O BTS é composto por sete integrantes: RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook.

Nascido no ano de 2013 com o single “No More Dream”, logo se tornaram mundialmente famosos e arrastam multidões de pessoas por onde passam. Entre as conquistas do grupo, destaca-se o número um na lista Forbes Korea Power Celebrity no ano de 2018. Esse ranking classifica as pessoas mais poderosas e influentes do país asiático.

Além disso, a Billboard ainda comparou o sucesso absoluto dos meninos ao caos fanático pelos Beatles na década de 1960. Mesmo não tendo ouvido sequer uma música, é quase impossível nos dias de hoje nunca ter ouvido falar do BTS. Aqui mesmo no Brasil, eles esgotaram rapidamente todos os ingressos para shows realizados no Allianz Park, em São Paulo.

Nesse ano de 2022, uma notícia pegou os fãs do grupo desprevenidos. Eles precisarão fazer uma pausa na carreira por causa do serviço militar da Coreia do Sul. Mas por que isso estaria acontecendo? Confira conosco a seguir.

Por que o BTS vai fazer uma pausa?

O fenômeno BTS anunciou uma pausa na carreira musical. O motivo? Todos os sete integrantes precisarão cumprir o serviço militar da Coreia do Sul. De acordo com a lei do país, homens sul-coreanos que apresentam porte físico favorável e completam 18 anos devem servir as Forças Armadas. O tempo mínimo é 18 meses.

Jin, de 29 anos e integrante mais velho da formação, será o primeiro a servir o seu país por quase 2 anos. Enquanto isso, os demais integrantes nascidos entre 1993 e 1997 também precisarão cumprir o dever militar conforme os prazos exijam isso. Jungkook tem atualmente 25 anos, V tem 26, RM e J-Hope têm 28, Jimin de 27 e SUGA tem 29.

Assim como aqui no Brasil, os homens são obrigados a servir ao Exército. A diferença é que, para nós brasileiros, o alistamento precisa ser obrigatoriamente feito aos 18 anos. Enquanto isso, os sul-coreanos podem se apresentar até seus 28 anos. Mas por que eles precisarão servir?

A Guerra da Coreia

Embora não tenha confrontos diretos noticiados ou sequer acontecem mesmo, de acordo com o jornal The Guardian, a Coreia do Sul está teoricamente em guerra com seu país vizinho, a Coreia do Norte. É uma forma de prevenção, ou melhor, de preparação contra um possível ataque.

Esse combate entre os dois países asiático “acontece” desde 1953, quando um armistício foi assinado. Desde então os dois países nunca assinaram um tratado de paz oficial. Então não somente os integrantes do BTS, mas todos os homens do país precisam servir ao exército para “se prepararem”.

Por que o BTS não é dispensado do serviço militar igual jogador da seleção?

De acordo com a lei do país, a isenção é para atletas e artistas que ganharem notoriedade e levarem reconhecimento para o país no exterior. Um exemplo é ganhar medalhas olímpicas. Assim aconteceu com o atacante Heung-Min Son, do Tottenham e da seleção do país.

O jogador se encontrava em uma situação semelhante à dos membros do BTS. No entanto, ele não precisou cumprir o treinamento completo por ter liderado o país no Jogos Asiáticos de futebol em 2018. Ele ficou apenas três semanas no exército antes de completar 28 anos, entre abril e maio de 2020. No entanto, ele ainda precisa cumprir mais 500 horas de serviços comunitários até o início de 2024.

Enquanto isso, os membros do BTS conseguiram apenas adiar o alistamento até os 30 anos por causa de uma revisão na legislação.

Fonte: Band UOL

Imagens: Goal; ESPN; Letras; O Fuxico

A depressão desse senador canadense melhorou depois de esposa “dosar” o café com cogumelos alucinógenos

Artigo anterior

Esses 12 magnatas russos morreram de forma misteriosa em 2022

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido