Curiosidades

Crocodilo é visto atacando filhote de hipopótamo em registro raro; veja

0

Dentre os répteis, os crocodilos com certeza estão entre os mais temidos. Até porque, esses animais podem chegar a vários metros de comprimento e podem atacar e matar um ser humano facilmente. Mesmo assim, eles também são animais bastante fascinantes. Tanto é que são sempre um objeto de vários estudos.

Os crocodilos podem chegar a pesar até uma tonelada e medir até sete metros de comprimento. Além disso, eles têm uma arcada com 80 dentes e uma das mordidas mais fortes e fatais do reino animal. Justamente por isso que o confronto com esses animais é uma coisa impensada.

E claro que um ataque de crocodilo é, na maioria das vezes, fatal. No entanto, por mais que esse animal seja uma predador conhecido, existem ataques que são raros de serem registrados.

Um exemplo disso foi o vídeo feito por Frankie Adamson, fotógrafa da vida selvagem, nas margens do rio Mara, no Quênia. Ela registrou um crocodilo-do-Nilo enorme se alimentando de um filhote de hipopótamo.

Ataque do crocodilo

Quem compartilhou o forte registro foi a própria fotógrafa em seu Instagram no dia 14 de setembro. Adamson conseguiu fazer o vídeo porque na época estava trabalhando para a operadora de safári Governors’ Camp Collection. Foi quando um dos seus colegas mostrou o crocodilo com a carcaça do filhote de hipopótamo.

“Esse crocodilo brincando de ‘pegue e fuja’ com um recém-nascido hipopótamo é impressionante. Ao observar as imagens que captei, parecia que o hipopótamo ainda tinha o cordão umbilical preso”, escreveu ela em sua publicação.

De acordo com Adamson, o registro mostra como os crocodilos aproveitam as oportunidades para conseguirem uma refeição rápida. Mesmo que para isso eles tenham que fazer um furto de um filhote de uma mãe hipopótamo gigante.

“Em geral, é aceito que os crocodilos não se aproximariam nem ameaçariam um hipopótamo adulto, mas ouvi dizer que são oportunistas e, se possível, aproveitariam a chance de pegar um bebê”, disse a fotógrafa.

Mesmo sendo uma observadora da vida selvagem, essa foi a primeira vez que Adamson viu algo desse tipo. Quando ela se aproximou, notou o crocodilo com o filhote de hipopótamo na sua mandíbula e quase teve a certeza de que o bebê estava morto. No entanto, como ela viu o cordão umbilical ela ficou na dúvida se o crocodilo matou o bebê ou se ele nasceu morto e o animal o capturou depois.

De acordo com a Governor’s Camp Collection, não é uma coisa comum que os crocodilos peguem filhotes de hipopótamos das suas mães. “Na verdade, tão oportunistas quanto são, eles costumam evitar hipopótamos, pois sabem o quão agressivo um hipopótamo enfurecido pode ser”, disse a publicação deles no Instagram.

Comportamento

Socientifica

O comportamento predatório é uma coisa esperada de um crocodilo, mas nem sempre ele é visto e alguns casos podem surpreender. Como nesse, em que os crocodilos pareciam estar escoltando um cachorro até um local seguro. E eles fizeram isso sem a intenção, pelo menos aparente, de comê-lo.

O caso aconteceu quando um cachorro estava fugindo de uma matilha de cães selvagens. Com isso, ele mergulhou em um rio cheio de crocodilos. Mas ao invés desses animais atacarem o cão, eles o levaram até um lugar seguro.

Mesmo que seja algo fora do comum, esse comportamento aponta para várias motivações que podem ter salvado o cachorro. Pelo menos é isso que acredita Chris Murray, biólogo da Southeastern Louisiana University. Algumas explicações para isso podem ser que os animais já estavam cheios, ou então se sentiram expostos demais para atacar a presa, ou até já teriam tido experiências negativas tentando comer cachorros no passado.

Na visão de Murray, o motivo pelo qual os crocodilos não atacaram o cachorro foi por conta da análise custo-benefício. Isso acontece sempre na natureza, ainda mais quando o assunto é alimentação.

“Acho que algumas dessas coisas são predominantemente anedóticas, obviamente, e tenho algumas dessas anedotas para mim […] Portanto, acho que a capacidade cognitiva deles – de avaliar o que está ao redor e sua memória – é muito melhor do que acreditamos […] Eles não são apenas répteis malvados e pesados”, disse o biólogo.

Fonte: Galileu, Socientifica

Imagens: YouTube, Socientifica

Neandertais cruzaram com humanos ancestrais há 250 mil anos, diz estudo

Artigo anterior

Hulk tem superpoder secreto que pode desafiar os X-Men do MCU

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido