• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

De olho no céu: Cometa Halley está de volta!

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      07/10/14 às 19h27

Há quase 30 anos, o mundo parou para ver a passagem de um dos cometas mais famosos até agora. Mas, apesar de todo o "barulho" que gerou, o Halley não foi lá um grande sucesso, uma vez que as pessoas esperavam ver um tremendo espetáculo astronômico, em meados da década de 80.

Segundo os especialistas, a "aparição" do cometa - prevista para esse mês de outubro - vai ser ainda mais decepcionante dessa vez. Isso porque somente a "poeira" do Halley será visível. As partículas do corpo celeste, mais ou menos do tamanho de grãos de café, formarão uma espécie de chuva de meteoros, bem parecida como uma "queima de fogos cósmica". (Veja também outros fenômenos astronômicos que foram previstos para 2014.)

A boa notícia é que a poeira - que viajará em alta velocidade, há cerca de 60 quilômetros da superfície do nosso planeta - poderá ser vista a olho nu, sem a necessidade de qualquer equipamento especial. Os cientistas acreditam que as pessoas verão até 25 estrelas cadentes por hora durante o evento, que está previsto para os dias 21 e 22.

1

Esse fenômeno, aliás, vai acontecer porque os cometas deixam um rastro de poeira cósmica enquanto se deslocam pelo Sistema Solar. E, dessa vez, o Halley estará orbitando nossa estrela natural, o Sol.

Agora, quem quiser realmente presenciar a passagem do cometa pela Terra, vai ter que esperar mais um pouco. Isso porque, ele só deve dar o "ar da graça" por aqui em 2061!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+