• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse é o segredo bizarro da criatividade dos profissionais do Vale do Silício

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      11/12/15 às 18h08

Você sabe o que é o Vale do Silício? Faz ideia de quantos grandes nomes da tecnologia vieram de lá? Se a resposta foi não pra alguma dessas perguntas, vem com a gente que a Fatos vai te responder não só essas perguntas como vamos te revelar qual é o segredo por trás da criatividade dos atuais gênios da tecnologia.

O Vale do Silício (Silicon Valley) fica na Califórnia. A região é, desde 1950, um pólo industrial que concentra várias empresas de tecnologia da informação, computação e outras. Seu objetivo é gerar e fornecer inovações científicas e tecnológicas. O ramo da maioria absoluta das empresas instaladas lá é informática e eletrônica. Inclusive o nome Silício refere-se realmente ao elemento químico, que é matéria prima fundamental para produção de circuitos e chips eletrônicos.

pesquisa_mostra_porque_o_sucesso_do_vale_do_silicio_e_tao_dificil_de_replicar_h__2014-03-17145158

Só pra você ter ideia dos nomes que despontaram no Vale do Silício, podemos citar Apple, Facebook, Google, E-bay, Yahoo!, HP, Intel, Microsoft, Adobe e Oracle. Isso mesmo. Todas as empresas de tecnologia e informática que nos acompanha a vida toda. Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs... Todos começaram no Vale do Silício.

E para criar tanta novidade tecnológica e inovar em soluções, design, imagem etc. eles têm um segredo, que pra muitos não é segredo nenhum. A Revista RollingStone publicou um artigo contando a história de alguém identificado apenas como "Ken", que realiza uma pesquisa sobre a contribuição de micro doses de LSD para a criatividade.

jpc2b4l

Sua receita é 10 micro gramas de LSD a cada 4 dias antes de começar suas atividades. Como a substância é proibida, por conta dos danos causados pelo uso abusivo, Ken não pode continuar a pesquisa por meios legais. Mas a partir de seus relatos, outros usuários contaram suas experiências .

tumblr_mgur1oClrc1qchxjho1_540

O cientista canadense John Andrew contou durante uma palestra em Nova Iorque que experimentou "uVma clareza quase indescritível." Uma homeostase. A sensação de que tudo está bem ainda estejam acontecendo coisas boas e ruins. Outro pesquisador que usa a mesma receita é James Fadiman, que escreveu o "Guia do Explorador da Psicodelia" (tradução livre).

Ele ratifica que melhores resultados são obtidos usando 10 micro gramas a cada 4 dias pela manhã. Qualquer quantidade acima disso pode causar desordens mentais que não contribuem em nada para criatividade. O fundador e diretor-executivo da Associação Multidisciplinar para Estudos Psicodélicos, Rick Doblin, explicou à RollingStone que a micro dose estimula a energia mental e leva a um pouco de introspecção. Nada que faça a pessoa babar e tropeçar nos móveis.

Apresentação1

Muito já foi pesquisado e relatado sobre o Ácido Lisérgico (LSD). A droga é famosa por conta da onda cerebral que alguns teóricos afirmam "abrir as portas da percepção de outras dimensões", como no livro "The Doors of Perception" de 1954, que inspirou o nome da banda de Jim Morrison. Jim inclusive era adepto do ácido. O que você acha disso? O segredo dos gênios da tecnologia foi o que você imaginou?

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+