Descubra quanto você vale para o Instagram, Twitter e Facebook

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      02/10/15 às 18h51

Uma rede social tem como principal objetivo construir relações sociais entre as pessoas que compartilham interesses semelhantes, atividades ou conexões na vida real. Todas seguem um determinado padrão. Existe a representação de cada usuário (geralmente através de um perfil), as suas ligações sociais (amigos), e uma variedade de serviços adicionais.

Você pode criar um perfil público ou privado e criar uma lista de usuários com quem você vai compartilhar seus interesses e cruzar suas ideias dentro do sistema. A maioria dos serviços prestados nas redes sociais proporcionam que seus usuários interajam através da Internet, com e-mails e mensagens instantâneas.

Cada site tem um tipo de ferramentas de informação e comunicação específico. Um exemplo são sites voltados para o compartilhamento de fotos, vídeos e textos. O princípio dos sites de redes sociais gira em torno de permitir que seus usuários compartilhem ideias, imagens, mensagens, atividades, eventos e interesses com as pessoas em sua rede.

Atualmente algumas das redes sociais mais populares são: Facebook, Google+, LinkedIn, Instagram, Reddit, Pinterest, Vine, Tumblr e Twitter. Também existem as redes sociais mais usadas em determinados países: Nexopia (Suíça), Skyrock, StudiVZ (Alemanha), Tagged, Tuenti (na maior parte da Espanha), Myspace, Xanga e XING em partes da Europa; Hi5 na América do Sul e América Central; Mxit em África; Cyworld, Mixi, Renren, Friendster, Sina Weibo e Wretch na Ásia e Ilhas do Pacífico.

E quanto você vale para esses serviços?

3

Poucas redes sociais cobram dinheiro para você aderir a elas. Entretanto, engana-se quem pensa que redes como Facebook não ganham dinheiro por cada usuário que se registra no site. Esse tipo de pensamente se deve porque a rede social é um serviço relativamente novo, e estabelecer um "valor de usuário" não está estabelecido na mente das pessoas.

Empresas como Twitter, Facebook e Instagram vendem publicidade on-line em seus sites. Seu modelo de negócio é baseado na chamada "contagem de sócios", por isso a cobrança para a adesão seria contraproducente. Alguns acreditam que a informação mais profunda que esses sites têm sobre cada usuário, permite que a publicidade seja muito mais orientadas, diferente do que qualquer outro site atualmente pode fornecer. Nos últimos tempos, a Apple tem sido criticada por seguir o modelo do Google e Facebook, em que os usuários são definidos como produto e uma mercadoria, e os dados são vendidos para gerar receita.

As redes sociais operam sob um modelo de negócio autônomo, em que os membros de uma rede social servem como fornecedores e consumidores de conteúdo. Isto está em contraste com um modelo de negócio tradicional, em que os fornecedores e consumidores são diferentes. A receita é geralmente adquirida com o modelo de negócio autônomo através de anúncios, mas a receita baseada em inscrições é possível quando os níveis de afiliação e de conteúdo são suficientemente altos.

Uma empresa de pesquisa chamada eMarketer, fez um estudo interessante sobre a receita que esses sites obtém graças aos usuários cadastrados que são vendidos para os anunciantes. Confira quanto você vale para essas redes sociais.

Twitter

4

A rede social Twitter foi criada em 2006 por Biz Stone, Jack Dorsey, Noah Glass e Evan Williams. O serviço ficou rapidamente popular em todo o mundo devido a sua simplicidade. Eme 2012, o site já tinha mais de 100 milhões de usuários que postavam 340 milhões de tweets por dia.

Em 2013 o Twitter já se tornou um dos dez sites mais visitados do planeta, e tem sido descrito como "o SMS da Internet". Em maio de 2015, o Twitter bateu 500 milhões de usuários, sendo que mais de 302 milhões são utilizam o serviço diariamente. A receita em 2014 foi de US$ 1,4 bilhão. Segundo os dados colhidos pela pesquisa da eMarketer cada usuário do Twitter vale 7,75 dólares por ano. Entretanto, os usuários dos EUA valem 24,48 dólares por ano.

Facebook

5

Os usuários do Facebook que residem nos EUA valem 48,76 dólares cada um, enquanto o resto dos usuários vale 12,76 dólares. Se você está se perguntando o que isso realmente significa, aqui está a resposta: nós valemos menos de 20 dólares ao ano para o Facebook. Por ser a rede social mais usada no mundo, com um total de 1,5 bilhão de usuários, o Facebook vai ter de receita 16,3 bilhões de dólares esse ano. Um aumento de 14% em relação ao ano passado.

Instagram

6

O Instagram, que atualmente é propriedade do Facebook, tem aproximadamente 400 milhões de usuários. Sua receita anual é de aproximadamente 600 milhões de dólares, o que é 5% da receita do Facebook. Cada usuário vale aproximadamente 1,50 dólares por ano para a empresa. Então, suas amadas redes sociais conseguem lucrar bastante com o simples ato de você fazer um perfil nelas. Entretanto, no fim do ano, nós não valemos mais do que 50 dólares para eles.

Fonte: eMarketer

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+