Uma rede social tem como principal objetivo construir relações sociais entre as pessoas que compartilham interesses semelhantes, atividades ou conexões na vida real. Todas seguem um determinado padrão. Existe a representação de cada usuário (geralmente através de um perfil), as suas ligações sociais (amigos), e uma variedade de serviços adicionais.
Você pode criar um perfil público ou privado e criar uma lista de usuários com quem você vai compartilhar seus interesses e cruzar suas ideias dentro do sistema. A maioria dos serviços prestados nas redes sociais proporcionam que seus usuários interajam através da Internet, com e-mails e mensagens instantâneas.
Cada site tem um tipo de ferramentas de informação e comunicação específico. Um exemplo são sites voltados para o compartilhamento de fotos, vídeos e textos. O princípio dos sites de redes sociais gira em torno de permitir que seus usuários compartilhem ideias, imagens, mensagens, atividades, eventos e interesses com as pessoas em sua rede.
Atualmente algumas das redes sociais mais populares são: Facebook, Google+, LinkedIn, Instagram, Reddit, Pinterest, Vine, Tumblr e Twitter. Também existem as redes sociais mais usadas em determinados países: Nexopia (Suíça), Skyrock, StudiVZ (Alemanha), Tagged, Tuenti (na maior parte da Espanha), Myspace, Xanga e XING em partes da Europa; Hi5 na América do Sul e América Central; Mxit em África; Cyworld, Mixi, Renren, Friendster, Sina Weibo e Wretch na Ásia e Ilhas do Pacífico.
E quanto você vale para esses serviços?
Poucas redes sociais cobram dinheiro para você aderir a elas. Entretanto, engana-se quem pensa que redes como Facebook não ganham dinheiro por cada usuário que se registra no site. Esse tipo de pensamente se deve porque a rede social é um serviço relativamente novo, e estabelecer um “valor de usuário” não está estabelecido na mente das pessoas.
Empresas como Twitter, Facebook e Instagram vendem publicidade on-line em seus sites. Seu modelo de negócio é baseado na chamada “contagem de sócios”, por isso a cobrança para a adesão seria contraproducente. Alguns acreditam que a informação mais profunda que esses sites têm sobre cada usuário, permite que a publicidade seja muito mais orientadas, diferente do que qualquer outro site atualmente pode fornecer. Nos últimos tempos, a Apple tem sido criticada por seguir o modelo do Google e Facebook, em que os usuários são definidos como produto e uma mercadoria, e os dados são vendidos para gerar receita.
As redes sociais operam sob um modelo de negócio autônomo, em que os membros de uma rede social servem como fornecedores e consumidores de conteúdo. Isto está em contraste com um modelo de negócio tradicional, em que os fornecedores e consumidores são diferentes. A receita é geralmente adquirida com o modelo de negócio autônomo através de anúncios, mas a receita baseada em inscrições é possível quando os níveis de afiliação e de conteúdo são suficientemente altos.
Uma empresa de pesquisa chamada eMarketer, fez um estudo interessante sobre a receita que esses sites obtém graças aos usuários cadastrados que são vendidos para os anunciantes. Confira quanto você vale para essas redes sociais.
A rede social Twitter foi criada em 2006 por Biz Stone, Jack Dorsey, Noah Glass e Evan Williams. O serviço ficou rapidamente popular em todo o mundo devido a sua simplicidade. Eme 2012, o site já tinha mais de 100 milhões de usuários que postavam 340 milhões de tweets por dia.
Em 2013 o Twitter já se tornou um dos dez sites mais visitados do planeta, e tem sido descrito como “o SMS da Internet”. Em maio de 2015, o Twitter bateu 500 milhões de usuários, sendo que mais de 302 milhões são utilizam o serviço diariamente. A receita em 2014 foi de US$ 1,4 bilhão. Segundo os dados colhidos pela pesquisa da eMarketer cada usuário do Twitter vale 7,75 dólares por ano. Entretanto, os usuários dos EUA valem 24,48 dólares por ano.
Os usuários do Facebook que residem nos EUA valem 48,76 dólares cada um, enquanto o resto dos usuários vale 12,76 dólares. Se você está se perguntando o que isso realmente significa, aqui está a resposta: nós valemos menos de 20 dólares ao ano para o Facebook. Por ser a rede social mais usada no mundo, com um total de 1,5 bilhão de usuários, o Facebook vai ter de receita 16,3 bilhões de dólares esse ano. Um aumento de 14% em relação ao ano passado.
O Instagram, que atualmente é propriedade do Facebook, tem aproximadamente 400 milhões de usuários. Sua receita anual é de aproximadamente 600 milhões de dólares, o que é 5% da receita do Facebook. Cada usuário vale aproximadamente 1,50 dólares por ano para a empresa. Então, suas amadas redes sociais conseguem lucrar bastante com o simples ato de você fazer um perfil nelas. Entretanto, no fim do ano, nós não valemos mais do que 50 dólares para eles.
Fonte: eMarketer
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