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Diretor da Balenciaga se desculpa por campanha polêmica com crianças: “Assumo minha responsabilidade”

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Nos últimos dias, o nome Balenciaga esteve em alta. O motivo? Uma campanha bastante polêmica realizada pela marca de moda espanhola. A marca já é bem conhecida por suas campanhas polêmicas, que atraem de certa forma o olhar de pessoas do mundo inteiro. No entanto, a atual e polêmica campanha foi um tiro pela culatra.

As fotos veiculadas trazem crianças segurando bichinhos de pelúcia. Até aí parece tudo normal. Mas esses acessórios infantis estavam trajando adereços utilizados em práticas sexuais masoquistas. Esses bichinhos na verdade são “sacolas de pelúcia” vendidas pela Balenciaga. Após tudo isso, eles não foram encontrados mais disponíveis no site da marca.

A polêmica ganhou ainda mais proporção após um usuário do Twitter encontrar em uma das fotos da campanha, um pequeno trecho de uma ação judicial na Suprema Corte dos Estados Unidos de 2008, mais precisamente no caso United States v. Williams. Tratava-se da venda de material de pornografia infantil.

O responsável pelo ensaio polêmico foi o fotógrafo Gabriele Galimberti. O profissional possui um currículo bem amplo, visto que já trabalhou com grandes veículos renomados no mundo inteiro, como National Geographic, Le Monde e Maire Claire. A empresa em questão decidiu que não tomaria ações legais contra Gabriele e que resolveria de outra forma.

Após um “cancelamento” a nível mundial, a grife precisou tomar decisões e a mais cabível delas veio: desculpar-se diante do público. Confira conosco a seguir.

Diretor da Balenciaga pede desculpas por campanha polêmica

Demna, o diretor criativo da Balenciaga, tomou partido e se desculpou pela campanha. Por meio do seu perfil do Instagram, depois que a marca virou referência negativa pela campanha acusada de pedofilia, ele decidiu se desculpar com um texto aberto.

“Eu quero me desculpar pessoalmente pela escolha artística errada do conceito sobre a campanha de presentes feita com as crianças, e eu assumo minha responsabilidade. Foi inapropriado ter crianças promovendo itens que não tem nada a ver com elas”, iniciou o seu discurso. O estilista que está no comando da marca desde 2015 ainda condenou o abuso infantil e afirmou que planeja aprender mais a respeito.

“Mesmo que eu goste de provocar uma reflexão através do meu trabalho de vez em quando, eu NUNCA teria a intenção de fazer isso com um assunto tão horrível como abuso infantil que eu condeno. Ponto final. Eu preciso aprender isso, ouvir e engajar com as organizações de proteção infantil para saber como eu posso contribuir e ajudar nesse tópico terrível”, completou.

Finalizando seu texto, o diretor pediu desculpas para “qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida” com a campanha. “Eu peço perdão para qualquer pessoa ofendida pelos visuais e a Balenciaga garantiu que medidas adequadas serão tomadas não apenas para evitar erros semelhantes no futuro, mas também para ter responsabilidade em proteger as crianças em toda forma que nós podemos”, concluiu.

O pedido de desculpas por parte do CEO da empresa

No último dia 28 de novembro, Cédric Charbitm, CEO da Balenciaga, também publicou um pedido de desculpas pela campanha. Assim como os demais, foi bastante cabível a atitude.

“Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa. As duas campanhas publicitárias em questão refletem uma série de erros graves pelos quais a Balenciaga assume a responsabilidade”, disse ele na nota.

Fontes: Uol; Estadão; JC

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