Entretenimento

Avião de passageiros passa ao mesmo tempo que foguete da SpaceX é lançado

0

No ar, tudo pode acontecer, e uma coincidência envolvendo o novo lançamento da SpaceX comprovou isso. Ao mesmo tempo em que o foguete saía da base, um avião comercial cruzava a rota, e um passageiro sortudo conseguiu gravar esse momento.

O Falcon 9 estava deixando o Centro Espacial Kennedy (KSC), da Nasa, localizado no Cabo Canaveral, Flórida, enquanto um voo comercial da United Airlines passava pelo mesmo caminho, na tarde de sábado, 26 de novembro.

Inclusive, o mesmo lançamento da SpaceX contou com a presença de um satélite brasileiro, que aproveitou a missão de reabastecimento para sair da Terra com maior propulsão.

As atividades da NASA estão movimentadas nas últimas semanas. A missão Artemis saiu da mesma base rumo à lua duas semanas antes do registro inesperado de um passageiro comum. O local está testando diferentes naves espaciais e se preparando para cumprir outras missões em breve.

Toda a ação foi registrada em vídeo pelo passageiro da United Airlines, que publicou no Twitter. Logo, foi amplamente replicado e viralizou nas redes sociais. Um jornalismo da NBC comentou “uma das coisas mais legais que eu já vi”.

Dia de sol para uma missão

O vídeo capta o exato momento em que a Falcon 9, lançamento da SpaceX, deixa o chão e ganha altitude. O registro só foi possível graças ao tempo, pois é possível ver um céu azul, com sol brilhando e poucas nuvens.

Esse evento é raro, e ter uma visão privilegiada para registrar é ainda mais difícil. Por isso, muitas pessoas comemoraram a publicação, por ter a chance de acompanhar essa coincidência de perto – ou tão perto quanto possível de um foguete.

O avião comercial estava sobrevoando a área no exato momento. A rota saiu do aeroporto Dulles International, em Washington, com destino a George Town, nas Ilhas Cayman. A viagem teria cerca de três horas e meia, e passou no local enquanto estava no meio do caminho.

Muitos comentaram sobre o timing perfeito, pois se o avião tivesse atrasado um minuto que fosse, não teria sido possível captar as imagens com tanta exatidão.

O passageiro comemorou o evento inédito, que durou apenas alguns segundos, uma vez que o lançamento da SpaceX ganha altitude rapidamente para alcançar a órbita terrestre.

Objetivo do lançamento da SpaceX

Via CNN

Uma das curiosidades sobre o lançamento da SpaceX é o objetivo dessa missão, que, na verdade, é bem simples.

A nave saiu sem tripulantes, e faz parte de outro evento, a missão CRS-26 da Nasa. Ela segue para a Estação Espacial Internacional como um reboque, pois a espaçonave Dragon ficou sem combustível.

Ela é a protagonista da missão no momento, pois está transportando um Microscópio Lunar, com a missão de coletar informações e sangue dos astronautas a bordo para análise. Esse é o primeiro passo para testar o equipamento em missões mais longas, como em marte, por exemplo.

Por isso, é fundamental que a ISS tenha suprimentos e combustível para seguir até seu destino final, e a Falcon 9 tem esse papel.

Enquanto isso, o lançamento da SpaceX, que cruzou com o passageiro sortudo, também levou uma carona, o satélite brasileiro SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task ou “Tarefa de Pesquisa de Observações de Previsão de Cintilação”).

Ele foi enviado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em uma missão secundária em parceria com a própria Nasa.

O equipamento pesa cerca 9kg e é mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapato. Inclusive, ele é considerado um nanossatélite, pelo seu tamanho. No entanto, possui um objetivo considerável, que é investigar anomalias magnéticas da Terra.

A região do Atlântico Sul recentemente precisou monitorar suas atividades magnéticas, e o aparelho brasileiro será responsável por isso. Para chegar próximo da órbita mais rápido, aproveitou a carona em um foguete.

Um fato curioso: o peque no satélite intrometido foi batizado em homenagem ao Sport Clube do Recife, pois um dos líderes da divisão espacial da Nasa morou em Pernambuco e se tornou torcedor do time. Incríveis as coincidências, não é?

Fonte: UOL

Imagens: CNN

Diretor da Balenciaga se desculpa por campanha polêmica com crianças: “Assumo minha responsabilidade”

Artigo anterior

Viciado em Copa do Mundo? Conheça seleção de filmes e séries sobre futebol no streaming

Próximo artigo