E se o ser humano sumisse da Terra, qual espécie dominaria o planeta?

POR Ultra Curioso    EM Lendas Urbanas      11/09/15 às 16h02

A espécie humana é considerada (por ela mesma, obviamente) como a mais evoluída e racional existente. Polegares opositores, capacidade de raciocínio lógico e exato, impulsos emotivos, criatividade e imaginação e mais uma série de quesitos fazem com que a raça humana 'domine geral' no planeta e imponha suas vontades e necessidades sobre as demais espécies vivas.

O poder que o ser humano tem de transformar o ambiente e as condições em que vive é inquestionável. Ele doma, descobre, constrói, destrói, inventa, muda, mata e até dá a vida. Entretanto, apesar de todas as suas capacidades (que são incríveis, se pararmos para analisar) nossa raça ainda é extremamente frágil. Não importa o quão "superiores" nos achemos: nós, humanos, somos apenas nada diante de fenômenos naturais, por exemplo.

Bem, temos um claro exemplo de extinção em massa, que foi o caso dos dinossauros - as gigantescas e pré-históricas criaturas que andaram na Terra milhões de anos atrás. Seria possível acontecer o mesmo com os seres humanos? Imagine se a Terra fosse acometida por uma catástrofe colossal ou uma epidemia incurável? E se o ser humano sumisse da Terra, qual espécie dominaria?

Pois saiba que essa questão já foi objeto de muitos estudos. O que deve ser entendido primeiro é: a espécie humana não é tão 'fantástica' quanto imaginamos. Em questão de quantidade somos superados em bilhões de vezes pelos microrganismos existentes. E em questão de dominação, desde que começou a povoar a Terra o homem ainda não conseguiu estar presente em todos os lugares do globo.

content_pic-thumb-800x600-75165

Não há um consenso de qual espécie dominaria o planeta caso o ser humano desaparecesse. Afinal, habitamos ambientes diferentes, e temos hábitos diferentes de outras espécies. O próprio termo "dominar" já é muito vago. Entretanto, há grandes possibilidades de quem melhor se adaptaria e viveria melhor sem a espécie homo sapiens.

Os macacos são um os grandes 'candidatos' a espécie dominante do globo terrestre. Segundo o doutor Alan Weisman autor do livro O Mundo sem Nós, nossos irmãos primatas têm o crânio que só perde para o nosso em tamanho, mas estes possuem o maior potencial intelectual conhecido.

irobot1

Outros grandes candidatos a "espécie-rei" são as máquinas. Exatamente isso que você leu! Segundo o diretor de engenharia do Google Ray  Kurzweil, se continuarem nesse mesmo ritmo as máquinas podem alcançar tranquilamente o nível intelectual humano, e até ultrapassar. O fato de serem imune a doenças e pragas é um outro fator que conta.

Portanto, é melhor passar a olhar os macacos e as máquinas com mais respeito: eles podem ser superiores a nós.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+