Curiosidades

Empresas podem ser obrigadas a divulgar valor de salário em anúncios

0

Todos nós sonhamos em crescer e trabalhar com o que gostamos. Às vezes isso não acontece, mas mesmo assim precisamos de um trabalho. Geralmente, todas as pessoas precisam conseguir um para sobreviverem. E uma coisa que praticamente todos têm em comum é a vontade de ganhar o salário e poder gastar com o que quiser ou estiver precisando.

Ter um emprego não só constitui o principal recurso, que sustenta a maioria das pessoas, como também lhes permite plena integração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Todo mundo quer estar capacitado para conseguir aquela vaga dos sonhos. O sonho da maioria das pessoas é conseguir um emprego bom e, acima de tudo, que tenha um bom salário.

E na procura por emprego, as pessoas sempre passam por essa situação: onde o anúncio da vaga de emprego deixa claro os requisitos que os candidatos devem atender, quais serão suas funções, mas não informam quanto é o salário para aquela função.

Algumas vezes, as empresas pedem que os candidatos mandem sua pretensão salarial. Mas isso pode deixar os candidatos desconfortáveis, visto que todos estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho, e com isso em mente, geralmente, colocam valores abaixo do que acham justo.

Projeto

ES emprego

No entanto, o novo projeto de lei (PL 1149/22), que tramita na Câmara dos Deputados, pode colocar um fim nisso. Segundo o texto, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), informar nos anúncios a faixa salarial irá se tornar uma coisa obrigatória na divulgação da vaga. Tanto as empresas públicas, como as privadas, que não cumprirem essa determinação poderão ser multadas em até cinco salários mínimos.

“As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”, afirmou o parlamentar.

Agora, o projeto irá ser analisado pelas omissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O projeto tramita em caráter conclusivo, por conta disso ele poderá ser aprovado sem ter que passar pelo Plenário da Casa, isso se não existir mudanças no texto ou pedido especial para levar em votação ao colegiado.

Pesquisando vagas

Yahoo

O projeto faz sentido com a realidade dos trabalhadores, como mostrou a pesquisa divulgada pelo site de recrutamento Indeed. Essa pesquisa foi feita com 858 trabalhadores brasileiros através de um painel online, em maio.

De acordo com ela, 76% dos entrevistados buscam informações sobre salários antes de se candidatar a uma vaga de emprego. Ainda de acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados não sentem que o salário que ganham está de acordo com sua carga de trabalho. Desses números, 55% são mulheres.

“Apesar das empresas ainda terem receio de compartilhar informações de salário, essa é uma prática que pode aumentar a equidade salarial e facilitar o processo de seleção dos recrutadores ao atrair talentos”, pontuou Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

De acordo com ele, não colocar as informações sobre o salário disponíveis para os candidatos desde o início faz com que o processo de recrutamento fique fatigante para os dois lados.

“As chances de o candidato desistir ao final do processo seletivo pelo valor não ser compatível com sua expectativa são grandes. Nesse sentido, a transparência salarial ajuda a promover candidaturas mais assertivas às novas vagas e aumentar a competitividade entre empresas, com salários mais atrativos”, disse ele.

Outro ponto que a pesquisa mostrou foi que os candidatos estão, cada vez mais, seletivos e buscando o histórico das empresas antes de aceitarem participar de uma entrevista de emprego.

Fonte: G1

Imagens: ES emprego, Yahoo

Paul Rudd, o “Homem-Formiga”, manda presente para fã vítima de bullying

Artigo anterior

Anitta fala sobre demora do diagnóstico de endometriose

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido