Ciência e TecnologiaHistória

Entenda a história e o funcionamento do Código Morse

0

Existem formas famosas de se pedir socorro, como escrever SOS na areia da praia caso você esteja em um filme de aventura hollywoodiano. No entanto, o Código Morse imortalizou o “• • • – – – • • •” na hora de solicitar ajuda. Neste post, vamos explicar a história e a lógica desse sistema de comunicação que aumentou a velocidade dos processos de interação do século 19.

Fonte: History Chanel

Bilhete de papel é coisa do passado

Basicamente, o Código Morse surgiu por conta de uma frustração do pintor Samuel Finley Breese Morse com a demora dos mensageiros em percorrerem os Estados Unidos da América. Nesse sentido, ele sentiu na pele essa lentidão por volta de 1820, quando o artista morava em New Haven, no estado de Connecticut.

Na época, sua esposa passava por uma nova gravidez, e a priori, ele ficaria ao lado dela durante todo o processo. No entanto, perto da concessão da luz, Morse recebeu a proposta de pintar o retrato do Marquês de Lafayette, militar que atuou na Revolução Francesa e da Guerra da Independência estadunidense.

Sendo assim, mesmo com sua esposa prestes a parir, o pintor decidiu viajar 440 km até Washington para cumprir o trabalho. Após uma semana de estadia, um mensageiro chegou até Morse e lhe disse que sua mulher tinha entrado em trabalho de parto e não passava bem.

Desesperado, o artista voltou correndo para New Haven, porém, não dava mais tempo. Sua esposa havia falecido. Diante disso, ele começou a pensar em soluções que evitassem essa demora em receber recados, já que as horas gastas pelo mensageiro podem ter sido determinantes na sobrevivência da cônjuge de Morse.

Fonte: mozlase__

Por isso, entre 1832 e 1835, o pintor inventou o telégrafo junto com outros dois amigos, sendo um deles Alfred Vail. Este contribuiu principalmente no desenvolvimento do sistema de pontos e traços que sustenta o Código Morse.

Sou jovem, não sei como funciona um telégrafo…

Calma jovem, vamos explicar. Em resumo, um telégrafo é um aparelho que recebe um impulso elétrico, e a partir desse choque, gera uma mensagem impressa. Isso se dá porque dentro dele há um eletroímã capaz de mover uma alavanca ligada a um rolo de tinta. Dessa forma, esse rolo marca o papel com traço ou ponto.

Vale lembrar que naquela época ainda não havia um aparelho capaz de desenhar as mais de 20 letras do alfabeto. Por isso, o telégrafo trabalhava apenas com pontos e traços. Com isso, cabia à pessoa receptora saber a letra que cada conjunto de pontos e traços representava, para assim, decodificar a mensagem.

Fonte: Rhey T. Snodgrass & Victor F. Camp

A propósito, o telégrafo dependeu de apoio governamental para progredir, sendo a primeira linha estabelecida entre Baltimore e Washington. A primeira mensagem de Morse nesse elo foi em tom de gratidão: “What hath God wrought” (“O que Deus fez”, trazendo para o português).

Tendo em vista o sucesso que a tecnologia representava, ela se disseminou por todo os Estados Unidos e também pela Europa. Inclusive, a lógica do Código Morse de representar letras com dois símbolos ganhou variantes em várias áreas.

Na época, algumas comunicações se davam por meio de luzes que piscavam e apagavam com intervalos pré-definidos. Assim, o receptor cumpria o mesmo processo do Código Morse: conferia que letra aquele ritmo representava e montava a mensagem.

Posteriormente, o século 20 trouxe uma infinidade de tecnologias de comunicação. Nesse sentido, aos poucos o telégrafo e o Código Morse foram deixando de ser usados. O último reduto de uso estava no processo de interação entre embarcações, funcionando com pontos e traços até o início de 1990. Todavia, na virada do milênio veio ao mundo o Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima, que inutilizou o Código Morse.

••–•  •• –– (FIM, em Código Morse)

Fonte: Super Interessante

Pai é condenado por abandono afetivo e deve indenizar filha em R$ 20 mil

Artigo anterior

Estudante de São Luís viraliza ao relatar “pior date” da vida

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido